Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto “Sou Sustentável” e outras duas iniciativas do CEAR conquistam premiações no Desafio Cidade Inovadora
conteúdo

Notícias

Projeto “Sou Sustentável” e outras duas iniciativas do CEAR conquistam premiações no Desafio Cidade Inovadora

Projetos do CEAR da UFPB competiram nas categorias Desenvolvimento Social e Meio Ambiente

publicado: 30/11/2024 11h29, última modificação: 30/11/2024 11h29

O projeto de extensão “Sou Sustentável”, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conquistou, nesta quinta-feira (28), o terceiro lugar na categoria Desenvolvimento Social do Desafio Cidade Inovadora, promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e pela Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (InovatecJP). Além dele, outras iniciativas do CEAR também foram premiadas: o doutorando do CEAR Josean da Silva conquistou o primeiro lugar e o professor João Marcelo Dias Ferreira, o terceiro, ambos na categoria Meio Ambiente. Felix04.jpeg

A segunda fase do Desafio Cidade Inovadora aconteceu nesta quinta e sexta-feira, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O projeto de extensão “Sou Sustentável” competiu na categoria Desenvolvimento Social, com o desafio de criar um ecossistema sustentável para fomentar negócios em comunidades locais. O projeto de extensão é composto por docentes do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica e alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Arquitetura da UFPB.

De acordo com o professor José Félix da Silva Neto, coordenador do projeto de extensão “Sou Sustentável”, do CEAR, essa conquista é um resultado que celebra o esforço coletivo da equipe, reforçando também seu compromisso pelo alcance de resultados e reconhecimento para o projeto. Segundo o docente pesquisador, esse é mais um passo importante para o desenvolvimento do projeto, que teve início em 2021.

Em seu primeiro ano, o projeto buscou uma solução técnica para a alimentação elétrica da rádio comunitária da comunidade São Rafael, a partir da conversão da energia solar com o uso de painéis fotovoltaicos. Desde então, o projeto tem buscado combater a pobreza energética através da implantação de cooperativas de energia solar em comunidades de João Pessoa, atuando diretamente nas comunidades São Rafael e Muçumagro. Além de contribuir com a formação de alunos dos cursos de graduação do CEAR da UFPB, as ações do projeto de extensão fomentam a economia por meio da geração de empregos locais, e têm a capacidade de melhorar a qualidade de vida da comunidade.JoaoMarcelo01.jpeg

Mais informações sobre o projeto de extensão “Sou Sustentável” podem ser acompanhadas pelo perfil do projeto no Instagram @nos.sustentavel.

“Minha Praia”

Já o projeto “Minha Praia Cheia de Energia Limpa e Segura”, iniciativa apresentada pela equipe coordenada pelo professor João Marcelo Dias Ferreira, com a participação do professor do Departamento de Engenharia de Energias Renováveis Kleber Carneiro de Oliveira, e do mestrando de Energias Renováveis Kergivaldo Nogueira de Medeiros, tem como proposta uma solução voltada para vendedores informais que comercializam alimentos preparados diretamente na praia, com utilização de gás de cozinha. A ideia é usar sistemas elétricos modulares, alimentados por um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, de forma a substituir o gás de cozinha por uma fonte de energia de origem renovável, limpa e segura para a preparação dos alimentos comercializados na praia.

“Os diferenciais da nossa proposta estão no uso de tecnologia limpa e sustentável; no desenvolvimento social e do bem-estar dos usuários do sistema; no suporte à população em vulnerabilidade econômica, representada pelos comerciantes ambulantes; na promoção da educação ambiental ampliada e na formação de agentes multiplicadores de boas práticas ambientais”, explicou o professor João Marcelo.

O Desafio Cidade Inovadora é uma iniciativa que visa estimular o desenvolvimento de soluções criativas e tecnológicas para problemas comuns enfrentados pelas cidades, como mobilidade urbana, desenvolvimento social, segurança pública e meio ambiente. As propostas finalistas foram selecionadas com base em critérios como inovação, impacto social, viabilidade e escalabilidade. Este ano, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’.

*** 

Texto: Aline Lins