Notícias
7° Festival Internacional de Música de Câmara acontecerá na UFPB
Evento conta com programações entre os dias 9 e 17 de agosto
O projeto teve início em 2017 e é um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade de João Pessoa, mobilizando docentes, TAEs e discentes da UFPB. O evento é aberto para toda a comunidade e este ano o Festival traz musicistas dos EUA, Canadá, Itália, França, Rússia e do Brasil para uma semana de concertos e masterclasses.
Alguns artistas que estarão no evento são: a violista Kate Hamilton (EUA), o maestro e violinista Paul Chou (EUA), o violinista Ambroise Auburn (França/EUA), o violinista Guillaume Tardif (Canadá), a pianista Maria Kiki-Protodyakonova (Rússica/Canadá) e o pianista Alessandro Costantino Bianchi (Itália). O evento também contará com a presença de professores da UFPB, UFCG, UFPE, UFRN, UFPA, OSUFPB, OSMJP e OSRN.
Ademais, este ano o Festival contará com a participação de duas orquestras da cidade de João Pessoa, resultando em um total de 120 músicos que se apresentarão nos palcos da UFPB e do Centro Cultural São Francisco, em nove concertos realizados na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB, sempre às 20h.
O evento será aberto pela Orquestra Sinfônica da UFPB sob a regência do Maestro Paul Chou (Pennsylvania Sinfonia Orchestra), em 09 de agosto, e se estende até o dia 17, com concertos camerísticos realizados na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB. Além disso, este ano, o Festival tem ainda um concerto extra com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, sob a regência do Maestro Nilson Galvão, no Centro Cultural São Francisco, e solistas do Festival, no dia 23 de agosto, às 19h.
Neste ano, o evento propõe uma interlocução com a área de Humanidades, em suas diversas vertentes, representada por oito mulheres destacadas em suas respectivas subáreas, que apresentam minipalestras ao início de cada concerto. A cada noite, serão apresentadas algumas das obras mais representativas do repertório camerístico, muita música brasileira, obras de compositoras mulheres, uma homenagem especial ao compositor Edino Krieger, além de obras de compositores italianos, em referência aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, aqui representada pelo Prof. Hermes Cuzzuol Alvarenga, que celebra 40 anos dedicados à UFPB. Ao mesmo tempo, o Festival celebra os 20 anos de fundação do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.
O Festival tem a direção artística da Profa. Kate Hamilton, docente da University of Nevada, Las Vegas, e violista substituta da Orquestra Filarmônica de Berlim; e do Maestro Paul Chou, regente da Pennsylvania Sinfonia Orchestra. Já a coordenação do evento está a cargo do professor e violoncelista Felipe Avellar de Aquino, da UFPB.
Para saber mais sobre o Festival e sua programação, acesse o site e as redes sociais.
Acesse a programação completa do evento.
-----------------------------------------------------------
Texto: Allecya Oliveira (estagiária 2024.1)