Notícias
Festival Cultural da China promoveu Apresentações Artísticas, Exposições e Oficinas, Atraindo cada vez mais Participantes
O Festival tem se consolidado como um dos mais importantes eventos de celebração das relações de amizade entre Brasil e China e ocorreu nos dias 15 e 16 de fevereiro, no Espaço Cultural José Lins do Rego.
Em sua terceira edição, o evento - que é aberto ao público em geral e com entrada gratuita - teve como um dos pontos altos da cerimônia de abertura, a apresentação da dança dos leões e a dança com leques, além da belíssima apresentação da Camerata Parahyba, que executou alternadamente músicas chinesas e nordestinas.
Autoridades representativas de diversas instituições parceiras estiveram presentes, a exemplo da Universidade Federal-PB, Secretaria de Educação do Estado- PB, Secretaria de Cultura do Estado-PB, Instituto Federal Tecnológico-PB, Consulado Geral da República da China, em Recife, para citar algumas.
O evento ocorre anualmente e é realizado por meio da ACI- Assessoria de Cooperação Internacional da UFPB que conta também com o apoio da Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL - China), do Consulado da China e do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco. Através das boas relações entre os dois países e desta cooperação internacional, a comunidade da UFPB já teve a oportunidade de participar de programas de bolsas de intercâmbio de verão, oportunidades de mestrado e graduações parciais na China, beneficiando a comunidade acadêmica em geral, a saber: estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Também fruto dessa parceria bem sucedida, é o curso de graduação em mandarim, no formato EAD.
O público que compareceu ao Espaço Cultural teve a oportunidade de participar de uma variedade de opções de interações culturais: oficinas de: Tai Chi, Kung Fu, paper cutting, lanternas, pintura chinesa, arqueria, caligrafia chinesa, dança dos leques, sachê perfumado, máscaras chinesas, para citar algumas. Havia também a opção de apreciar as barraquinhas de mandarim, de roupas tradicionais chinesas, de horóscopo e de Cdramas. Outra opção para os amantes da fotografia foi a exposição de fotos “Viagem ao meio do mundo", da professora Maria Luiza Teixeira Batista (DLEM/CCHLA), por ocasião de sua viagem ao país.
Ainda, no decorrer do festival, foram ofertadas oficinas para os estudantes aprovados no Programa Conexão Mundo - PB durante as quais os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o mandarim e a cultura chinesa.
- Para mais conteúdo (vídeos e fotos) sobre o Festival Cultural da China, podem acessar em: @festivalculturaldachina
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto: Ana Carolina V. Bastos
Publicação e edição: Lázaro Ekua (estagiário 2024.2)