Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB é destaque no Move La América - CAPES divulga resultados
conteúdo

Notícias

UFPB é destaque no Move La América - CAPES divulga resultados

publicado: 30/12/2024 12h55, última modificação: 30/12/2024 12h56

O Programa Move La América é uma ação da CAPES para internacionalizar a pós-graduação brasileira a partir da atração de pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe. São concedidas bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que profissionais das nações participantes complementem seus estudos no Brasil.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB - campus I) é a instituição do Nordeste que mais receberá pesquisadores aprovados no Programa Move La América e ocupa a 5ª posição no ranking de todo o Brasil. 

A CAPES divulgou na sexta-feira, 20 de dezembro, a relação dos 1.423 aprovados para complementar seus estudos no Brasil. Os pós-graduandos foram selecionados pelo Edital nº 7/2024 do Programa Move La América.

O documento publicado também traz os nomes das instituições de ensino superior que receberão cada aluno intercambista e os respectivos coorientadores no Brasil. As atividades terão início no primeiro semestre de 2025. O programa concederá bolsas para mestrado-sanduíche, com duração de dois a três meses, e para doutorado-sanduíche, com duração de dois a seis meses.

Além disso, serão financiados 1.423 projetos de pesquisa ou extensão (um para cada bolsa), no valor de R$ 5 mil cada, sob a coordenação do professor responsável pela coorientação do bolsista no Brasil. Serão realizados estágios, pesquisas, atividades de extensão e disciplinas na pós-graduação stricto sensu.

A ACI parabeniza a todos os docentes que integram o programa de internacionalização Move la América como coorientadores de mestrandos e doutorandos. Essa iniciativa não apenas reforça a excelência do trabalho acadêmico e científico desenvolvido pelos nossos pesquisadores, mas também destaca a relevância da UFPB no cenário internacional. O envolvimento nesse projeto reflete a dedicação de cada docente à formação de profissionais altamente qualificados e ao fortalecimento das parcerias acadêmicas globais, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento da América Latina e Caribe.

Estamos certos de que sua experiência e competência contribuirão significativamente para o sucesso dos estudantes e do programa como um todo. Desejamos a todos muito êxito nesta nova etapa e que esse trabalho inspire ainda mais avanços para nossa instituição e para a comunidade acadêmica internacional.

Para dúvidas e mais informações: movelamerica@capes.gov.br 

-----------------------------------------------------------------

Edição: Adriano Fernandes (estagiário 2024.1)