Ementas Disciplinas Eficiência Energética Automotiva
- Detalhes
- Última atualização: Terça, 30 Junho 2015 03:14
Introdução a Engenharia Ambiental
Carga Horária: 15 Horas
Objetivo: Esta disciplina procura relacionar a engenharia com outras áreas do conhecimento, já que transmite a visão da engenharia em relação ao meio ambiente, além de apresentar a questão do conflito entre os aspectos socioeconômicos e os ambientais como um dos grandes desafios da engenharia no futuro.
Ementa: Introdução. Desenvolvimento sustentável. Conceitos fundamentais. Diferenças entre prevenção, mitigação, solução e adaptação aos problemas ambientais. Avaliação de impactos ambientais. Determinação dos problemas ambientais significativos e suas soluções. Matriz energética brasileira e mundial. Impactos ambientais relacionados à energia. Mudanças climáticas. Vulnerabilidade das sociedades, economias e ecossistemas.
Inovação Tecnológica
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: Esta disciplina aborda a gestão da inovação tecnológica, explorando tipologias, condicionantes, avaliação, tomada de decisões e estratégias associadas com a Engenharia automotiva.
Ementa:Bases conceituais e importância da inovação tecnológica. Processos de inovação tecnológica. Prospecção tecnológica. Projetos de inovação tecnológica. Avaliação econômica da tecnologia. Indicadores de Inovação tecnológica. Fontes de recursos financeiros em inovação tecnológica.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E REGULAÇÕES SOBRE EMISSÕES CO2 E GASES TÓXICOS
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: A disciplina de legislação ambiental apresenta o tratamento concedido pelo ordenamento jurídico brasileiro e mundial ao meio ambiente, abordando a tutela constitucional do meio ambiente, sua relação com o Estado através da Política Nacional do Meio Ambiente, a sua estrutura legal formada pelo Sistema Nacional do Meio Ambiente, o conhecimento da legislação específica que trata da proteção da fauna, flora, recursos hídricos, poluição, resíduos, responsabilidade administrativa e penal do gestor ambiental em se tratando do setor automotivo.
Ementa: Conceitos gerais. Sistema Nacional do Meio Ambiente. Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. CONAMA e suas Resoluções. Sistema nacional de Mobilidade. Visão da regulamentação mundial (leis e padrões de Energia Gráfico). Metas da União Européia e dos Estados Unidos e as perspectivas futuras. “Política Auto Inovar" - Conceito de eficiência energética no âmbito da política governamental da indústria automobilística brasileira. Impactos de empreendimentos e projetos sob as novas exigências legais quanto ao meio ambiente
DETERMINAÇÃO DO CICLO DE VIDA
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: Introduzir o conceito do método utilizado para avaliar o impacto ambiental de bens e serviços. A análise do ciclo de vida de um produto, processo ou atividade é uma avaliação sistemática que quantifica os fluxos de energia e de materiais no ciclo de vida do produto.
Ementa: Introdução à análise de ciclo de vida. Indicadores ambientais, energéticos e de desenvolvimento humano. Análise de ciclo de vida: metodologia, bases de dados, programas, aplicações e exemplos. Pegada Ecológica.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA AUTOMOTIVA
CARGA HORÁRIA: 60 Horas
Objetivos: Entender e ser capaz de explicar diferentes opções para a obtenção da mobilidade sustentável, com foco especial na eficiência energética automotiva, em especial o programa INOVAR AUTO.
Ementa: Motivação para a mobilidade sustentável; Relações básica e definições: energia, potência, consumo, eficiência energética veicular; Geração de CO2, Projeto de veículos visando a eficiência energética, Dinâmica veicular relacionada à eficiência energética; Fluxo de energia, conversão e tecnologias para diminuir o consumo; Redução de resistências de rolamentos; Motores de combustão interna e eficiência energética; Projeto de sistemas de transmissão focado na eficiência energética; Consumo de combustível e simulação de desempenho.
COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: Dar aos estudantes uma visão integrada da produção e utilização de combustíveis alternativos. Análise detalhada do processo de gaseificação, com um ênfase especial na produção de Gás de Síntese e da sua conversão em combustíveis. Visão geral das diferentes alternativas processuais para a conversão química de biomassa em combustíveis líquidos.
Ementa: Combustíveis e Biocombustíveis – processos de produção, requisitos de qualidade, eficiência na geração de calor, vantagens dos biocombustíveis; Emissão gasosas – emissões de poluentes, parâmetros dos combustíveis (pressão de vapor Reid, teor de enxofre, ponto final de ebulição, resíduo de carbono, teor de aromáticos), Legislação Ambiental, Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, conversão catalítica; Combustão – processo de combustão, tipos de combustão, controle da combustão, cálculos estequiométricos e estudo térmico da combustão, qualidade da queima (número de cetano e número de octano). Cinética química, chamas laminares e turbulentas, estabilidade da chama.
COMBUSTÃO AVANÇADA
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: Serão estudadas as características do processo de combustão automotiva, além de abordar os processos avançados da queima de combustíveis, permitindo assim, o estudo de maneiras de reduzir o consumo do veiculo.
Ementa: Câmaras de Combustão. Formação e emissão de Fuligem. Gases NOx e CO2. Queimadores. Aerodinâmica da Chama. Combustão em camada limite. Combustão em duas fases. Combustão Supersônica. Experiências em Laboratório.
SISTEMAS DE TRANSMISSÃO AUTOMOTIVOS
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: Atualmente as transmissões devem ser facilmente integráveis aos sistemas veiculares para provê-los de um crescimento de performance mantendo-os conformes com a legislação vigente, tanto quanto a restrições ambientais quanto de segurança veicular. O trem motriz deve oferecer relações de transmissão adequadas para efetivamente utilizar a potência do motor. Particularmente em veículos comerciais, a escolha correta do trem motriz torna possível manter o motor operando dentro de uma faixa de funcionamento de máxima performance ao menor custo. Esta faixa ocorre onde o motor produz a máxima potência por unidade de massa de combustível. Serão abordados os principais pontos que permitem tais otimizações.
Ementa: Sistema de transmissão de forças no veiculo. Tipos de Sistemas de Transmissão. Componentes e funcionamento. Veiculo com propulsão dianteira, traseira e total. Transmissões Automáticas. Projeto de sistemas de transmissão.
NOVOS MATERIAIS APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO DE CHASSIS E CORPO DO AUTOMÓVEL
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: Capacitar os profissionais quanto aos conceitos de carroceria e suspensão, escolha do material adequado em função da sua aplicação para o veículo, apresentar as principais tecnologias no desenvolvimento e fabricação de novos materiais, também conhecer de que forma é feita a análise estrutural, soldagem, acabamento e pintura, habilitar o profissional a entender a relação entre a seleção dos materiais e a redução no consumo de combustível do automóvel.
Ementa: Introdução, conceitos iniciais sobre carroceria e suspensão; Escolha do material; Aplicação na Industria automobilística; desenvolvimento de novos materiais e novos produtos; Análise estrutural; Soldagem; Acabamento e pintura; Processos de Fabricação; Reciclagem de Materiais; Inovações tecnológicas relacionadas e o o Programa Inovar Auto.
TECNOLOGIA DE SUSPENSÃO E FREIOS AUTOMOTIVO
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: Esta disciplina tem como propósito apresentar os fundamentos e conceitos atuais da Engenharia Automotiva, focando nos sistemas de suspensão, frenagem e aerodinâmica, os quais se destacam cada vez mais para o aprimoramento do conforto, segurança e estilo dos veículos, visando buscar a competitividade para atender a um mercado cada vez mais exigente e personalizado.
Ementa: Introdução, analise de vibrações. Sistemas de suspensão. Tipos de suspensão. Suspensões ativas. Dinâmica de freios. Princípios hidráulicos. Componentes de sistemas de freios. Freios a tambor. Freios a disco. Sistemas ABS (Antilock Brake Systems). Sistemas ESP (Electronic Stability Program). Sistema de controle de tração (Traction Control System). Pneus. Construção de pneus. Especificações de Pneus. Princípios de aerodinâmica. Aerodinâmica automotiva. Aerodinâmica de caminhões e ônibus. Aerodinâmica de veículos abertos.
MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: O objetivo do curso é transmitir conhecimentos práticos e teóricos sobre motores a combustão interna de forma a permitir ao aluno, analisar e selecionar adequadamente o equipamento em função da aplicação requerida.
Ementa: Revisão de ciclos motores ideais e ciclos motores ar/combustível; Classificação dos motores quanto a combustão; Principais órgãos dos motores alternativos; Ciclos operativos; Motores de ignição por centelha; Mistura estequiométrica. Limites de mistura ar/combustível; Tipos de combustível. Teoria da detonação. Número de octanagem; Sistema de injeção eletrônica; Atuadores; Sensores; Dinâmica do motor; Forças aplicadas ao pistão; Performance dos motores; Potencia indicada; Potencia efetiva; Potencia de atrito; Potencia corrigida; Torque de um motor Pressões atuantes no cilindro; Rendimento de um motor; Consumo de combustível; Curvas características do motor.
TECNOLOGIAS ELÉTRICA/ELETRÔNICA AUTOMOTIVA
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: Fornecer uma visão de redes de comunicação serial "network buses" automotivas, seus princípios, componentes e as aplicações técnicas. Discorrer sobre técnicas de programação de microcontroladores. Apresentar principais modelos de controladores e centrais de dados. Esta disciplina visa também apresentar os fundamentos teóricos básicos sobre os principais sistemas de controle automotivos.
Ementa: Controller Area Network (CAN), Local Interconnect Network (LIN), Time-triggered CAN (TTCAN), Componentes eletro-eletrônicos automotivos; Circuitos elétricos automotivos; Arquitetura elétrica; Comunicação serial; Gerenciamento do motor e transmissão; Sub-sistemas eletro-eletrônicos.
PROPULSÕES HIBRIDA E ELÉTRICA
CARGA HORÁRIA: 30 Horas
Objetivos: Abordar os veículos elétricos e híbridos, analisando as características únicas de cada arquitetura de propulsão, subsistemas e a evolução das tecnologias. Apresentar as vantagens e desvantagens de cada arquitetura de propulsão no que tange a tecnologia, segurança, sustentabilidade, vantagens competitivas técnicas e de mercado.
Ementa: Comparação entre veículos elétricos de combustão interna e híbridos; mercado e viabilidade econômica; estruturas típicas de veículos elétricos e híbridos; índices de desempenho; sistemas de acionamento elétrico (tração) e recarga de baterias para veículos elétricos e híbridos; infra-estrutura de apoio; veículos elétricos e híbridos comerciais.
BATERIAS E SISTEMAS DE CONTROLE
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: Esta disciplina irá apresentar os conceitos eletroquímicos necessários para o entendimento do funcionamento das baterias empregadas em veículos elétricos.
Ementa: Componentes fundamentais de baterias e seus princípios de operação, materiais usados em baterias modernas e suas respectivas características operacionais, mecanismos de envelhecimento e fatores de estresse, e entender como estes levam à degradação da bateria, parâmetros básicos de uma bateria para veículo elétrico, funções principais de um sistema de gerenciamento de baterias (BMS), monitoramento de grandezas básicas de baterias e cálculo do estado de carga, aprender sobre balanceamento de carga em bancos de baterias, algoritmos de carga, fluxo de potência em veículos híbridos, características de segurança das baterias para veículos elétricos.
CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL E HIDROGÊNIO
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: O objetivo da disciplina é introduzir o aluno da área de ciências exatas à tecnologia de células a combustível e hidrogênio.
Ementa: Hidrogênio: fonte de energia. Células a combustível: conceito, evolução histórica, vantagens e desvantagens e aplicações. Classificação e/ou tipos de células a combustível. Células a combustível: características, materiais, catalisadores, operação, desenvolvimento, perspectivas. Caracterização das células a combustível.
METODOLOGIA DE PESQUISA
CARGA HORÁRIA: 15 Horas
Objetivos: O curso objetiva formar profissionais críticos, criativos, investigativos, éticos e empreendedores, capacitados a atuar em ambientes de informática, no desenvolvimento, análise, implementação, gerenciamento, gestão de contratos, modelação e gestão de projetos e soluções apoiadas em tecnologias de informação (computador e comunicação), dados sistemas que abordam processos administrativos e de negócios das organizações.
Ementa: Ciência e Tecnologia: Aspectos conceituais. A pesquisa e a construção do conhecimento. A pesquisa e a sua interface nas diferentes áreas do conhecimento da Engenharia. Métodos e técnicas de pesquisa acadêmica. Tipos e técnicas de pesquisa. Normatização da produção acadêmica: normas da ABNT, elaboração de projetos e relatórios.
Trabalho de Conclusão de Curso.
Objetivos: O Trabalho de Conclusão de Curso tem a característica de envolver todos os conhecimentos adquiridos durante o curso. Nela, o aluno, trabalhando em equipe, elabora, dimensiona e otimiza um projeto de âmbito industrial, gerando um relatório desse projeto. Para cumprir os créditos do Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá ter integralizado pelo menos 12 créditos.