Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Diretores do CEAR Participam de Reunião com Representantes da Áustria para Debater Cooperação Internacional em Transição Energética
conteúdo

Notícias

Diretores do CEAR Participam de Reunião com Representantes da Áustria para Debater Cooperação Internacional em Transição Energética

publicado: 29/01/2025 09h07, última modificação: 29/01/2025 09h07

Cear_Austria01.jpeg

Os diretores do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professores Euler Macêdo e Marçal Rosas, acompanhados pela professora Monica Carvalho, participaram de uma reunião de alto nível presidida pela vice-reitora da UFPB, professora Mônica Nóbrega. O encontro contou com a presença do embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, e da embaixatriz, Angelika Scholz, e teve como objetivo principal o fortalecimento das relações de cooperação entre o Brasil e a Áustria, com ênfase em temas estratégicos como a transição energética.

Durante a reunião, realizada na reitoria da UFPB, foram discutidas diversas possibilidades de parceria entre as instituições brasileiras e austríacas, destacando-se o intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico, projetos conjuntos em energias renováveis e o compartilhamento de experiências sobre estratégias para alcançar uma matriz energética mais sustentável.

Os diretores do CEAR apresentaram as principais iniciativas e competências do centro, que é referência nacional em pesquisa e inovação na área de energias alternativas, além de dialogar sobre potenciais colaborações que possam contribuir para a agenda global de sustentabilidade. A professora Monica Carvalho destacou a importância da cooperação internacional para o avanço da ciência e apresentou algumas das iniciativas de cooperação internacional as quais o grupo de trabalho a qual faz parte tem desenvolvido na área de análise de ciclo de vida.

O embaixador Stefan Scholz enfatizou o compromisso da Áustria com a sustentabilidade e a inovação tecnológica e manifestou interesse em estreitar laços com a UFPB, especialmente em temas relacionados à transição energética. Segundo ele, iniciativas como essa são essenciais para enfrentar os desafios globais relacionados às mudanças climáticas.

A reunião foi marcada por um espírito de colaboração e diálogo, com a expectativa de que os próximos passos envolvam a formalização de projetos conjuntos e a ampliação das oportunidades de cooperação entre os dois países.

Essa aproximação reflete o papel do CEAR UFPB como protagonista em temas estratégicos para o futuro, reforçando seu compromisso com a pesquisa, a inovação e a sustentabilidade em nível global.

***

Texto e imagem: ASCOM/CEAR