Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docente da UFPB lança o livro Questionando a Química através da Experimentação, voltado a alunos e professores do ensino médio
conteúdo

Notícias

Docente da UFPB lança o livro Questionando a Química através da Experimentação, voltado a alunos e professores do ensino médio

Lançamento aconteceu no auditório do CEAR

publicado: 27/12/2024 16h05, última modificação: 27/12/2024 16h05

flavia_livro_capa.jpeg

A professora do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Flávia de Medeiros Aquino, lançou, na manhã desta sexta-feira (27), o livro Questionando a Química através da Experimentação, cujo intuito é guiar estudantes e professores nos aspectos práticos dessa disciplina, tornando o aprendizado de química mais dinâmico e conectado à realidade, por meio de experiências práticas que complementam a teoria aprendida em sala de aula.

O lançamento, que teve a presença do diretor do CEAR, professor Euler Macêdo, aconteceu no auditório do CEAR, com a participação de professores, técnico e estudantes do projeto, além de familiares e amigos da autora. 

Fruto do projeto de extensão Questionando a Química através da Experimentação, desenvolvido na instituição, de 2021 a 2024, com a participação de estudantes, bem como da professora Kelly Cristiane Gomes e do técnico Fábio Emanuel França da Silva, o livro foi concebido da paixão compartilhada pela química e da necessidade de um recurso que guiasse os estudantes e professores, principalmente do ensino médio, por meio da prática experimental, com o intuito de contribuir para revelar o fascínio dessa disciplina.  

Para os alunos, participar do projeto foi um importante fator de transformação, trazendo-lhes resultados na esfera profissional, acadêmica e pessoal. Participaram do projeto os discentes Bianca Rafaela Amaral Ramos, Diego de Oliveira Rodrigues, Felipe Junio de Sousa Silva, Juliana Rosa Leite Araújo Pereira, Lívia Rodrigues Guimarães e Patrícia Mendonça Pimentel. 

De acordo com a professora Flávia de Medeiros Aquino, ao desenvolver o conteúdo do livro o objetivo era ofertar aos alunos e professores uma ferramenta de aprendizado e referência para todos que busquem explorar a química experimental. Na obra, o leitor poderá conferir doze experimentos cuidadosamente selecionados alinhados às diretrizes curriculares nacionais e focados em aplicações do cotidiano.

Segundo Felipe Junio de Sousa Silva, um dos objetivos do projeto é motivar os alunos do ensino médio a conhecerem mais sobre química e reduzir a distância entre os alunos do ensino médio e do ensino superior. “O que nós vimos de química no ensino superior e a nossa experiência na Universidade, nós levamos para os alunos do Lyceu Paraibano”, disse Felipe.   

flavia_publico_livro.jpg

As atividades do projeto foram desenvolvidas pelos alunos no Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos – LabFilm/CEAR. Em sua fala durante o lançamento do livro, a professora Kelly Cristiane Gomes, destacou a sensibilidade e o olhar diferenciado que a professora Flávia tem em relação aos alunos.

O professor Euler Macêdo ressaltou que a Direção de Centro tem muito orgulho do projeto e do resultado obtido por ele, considerando, principalmente, seu impacto na vida dos estudantes da rede estadual do ensino médio, e espera que, em breve, vários desses alunos estejam ingressando na Universidade, e que consigam ter realmente uma mudança de vida a partir do estudo. “A Direção do CEAR reconhece e agradece pelo projeto e por todo o empenho da professora Flávia e de toda a equipe envolvida no projeto”, afirmou o professor Euler.       

Veja a galeria de fotos do evento.

Para mais informações sobre como ter acesso ao livro, basta acessar o perfil do Instagram no qual a obra será disponibilizada: @quimica.cear .

* * *
Texto: Aline Lins
Fotos: Arquivo pessoal e Aline Lins