Apresentação

O curso de graduação em engenharia elétrica, da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, foi criado em 2008 com recursos do REUNI (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Com a criação do programa REUNI surgiu a possibilidade de novos cursos no Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, dentre esses o curso de engenharia elétrica.

Em 2011, o curso participou do processo de criação do Centro de Energia Alternativas e Renováveis (CEAR), centro em que está alocado até hoje. Em 2023, o curso teve o PPC reformulado de forma a atender as novas demandas do mercado.

O curso tem atualmente sua formação com especializações oferecidas em duas modalidades:

  • Sistemas de Energia (Geração, Conversão, Transmissão e Distribuição)
  • Sistemas industriais (Automação, Eletrônica e Comunicações)

O objetivo geral do curso de Engenharia Elétrica da UFPB é atingir a excelência acadêmica e social. De forma a atingir o objetivo, foram definidas(os) a missão, a visão e os valores:
Missão: formar engenheiros eletricistas com base na ciência e tecnologia capaz de atuar na fronteira do conhecimento e de propor soluções inovadoras para a sociedade.

Visão: Ser reconhecido nacional e internacionalmente como curso formador de engenheiros e engenheiras com excelência em sua formação técnica e com importantes habilidades comportamentais.
Valores: Compromisso com a ciência e suas aplicações. Domínio e atualização constante da tecnologia. Orientação aos problemas da sociedade com soluções inovadoras. Trabalho em equipe e gestão estratégica. Integridade e ética. Respeito ao Meio Ambiente.

Imagem decorativa do site