Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra: A CIDADE PELO TELHADO - Prof.ª. Dra. Silvia Guillén Lambea

Palestra: A CIDADE PELO TELHADO - Prof.ª. Dra. Silvia Guillén Lambea

publicado: 23/05/2022 16h39, última modificação: 23/05/2022 16h46

O Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis teve a honra de receber a Prof. Silvia Guillén Lambea para a palestra "A CIDADE PELO TELHADO: CARTOGRAFIAS DO POTENCIAL DE AUTOSSUFICIÊNCIA POR MEIO DO APROVEITAMENTO DOS TELHADOS".

Silvia Guillén Lambea é Professora e Pesquisadora do Grupo GITSE (Grupo de Ingeniería Térmica y Sistemas Energéticos), da Universidad de Zaragoza (Espanha). A prof Silvia está nos visitando por três meses, e colabora com a orientação de alunos, participação em bancas, e pesquisa na área de Energias Renováveis.

Em sua palestra no dia 19/05/2022, a prof Silvia comentou que o aproveitamento dos telhados poderia levar as cidades à autossuficiência energética, hídrica e alimentar.

As cidades estão no foco da Agenda 2030, não só por serem grandes consumidoras de recursos e geradoras de resíduos, mas principalmente por concentrar grande parte das oportunidades para direcionamento a novos modelos econômicos que alcancem o autoabastecimento e autossuficiência nos entornos urbanos. O estudo multidisciplinar apresentado analisa o potencial de produção de alimentos, energia, e aproveitamento de água dos telhados, tomando como caso de estudo um bairro da cidade de Zaragoza na Espanha. Desenvolveu-se um procedimento baseado em informação geoespacial, que permite avaliar e mapear o potencial de produção de alimentos, energia fotovoltaica e aproveitamento de água pluvial (FEW Food-Energy-Water em inglês) nos telhados dos edifícios, que são espaços tradicionalmente pouco utilizados e com grande potencial de uso.

Após a apresentação tivemos uma sessão muito interessante de perguntas e respostas.