Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > TV UFPB lança pelo seu canal do YouTube especial infantil de fim de ano
conteúdo

Notícias

TV UFPB lança pelo seu canal do YouTube especial infantil de fim de ano

publicado: 11/12/2024 14h23, última modificação: 13/12/2024 12h49

A TV UFPB apresenta no Especial de Fim de Ano o clássico infantil “A Roupa Nova do Rei”, um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1837. O lançamento será nesta sexta-feira (13), às 11h30, exclusivamente no canal do YouTube da TV.

Essa história já foi recontada diversas vezes e adaptada para filmes e desenhos animados. Agora é a vez da TV UFPB apresentar a sua versão em linguagem teatral. O projeto de Teleteatro, realizado em parceria com o grupo artístico NNCorpo, reuniu atores como Adilson Lucena, Claudia D. Müller, Naná Vianna, estudantes do curso de teatro da UFPB e a cantora mirim Anna Clara Dias.

Sob a direção de Valeska Picado, dentro de um ambiente cênico, cuidadosamente preparado pela equipe de direção de arte, coordenada por Jandira Santos, a história vai sendo narrada por Danielle Huebra e conta com o recurso da legenda automática do YouTube, como acessibilidade para surdos e ensurdecidos.

A concepção do figurino contou com a participação da professora Paula Coelho, do curso de Teatro da UFPB, e o material utilizado foi garimpado do acervo do Laboratório Permanente de Figurino da UFPB (LAPEFI/UFPB). Com exceção do figurino do rei, a proposta foi manter todos os outros personagens nas cores preta, cinza e branco, enfatizando o caráter vaidoso do monarca.

O enredo traz à memória dos telespectadores adultos a brincadeira de infância que consistia em fazer de conta que se falava uma língua estrangeira. Sendo assim, um dos falsos tecelões, interpretado por Herculano Abraão, finge falar francês e o outro, interpretado por Clauber Müller, finge traduzir. A personagem da estilista, interpretada por Palmira Palhano, que se apresenta como uma autêntica francesa, fala com um sotaque misto, sem a preocupação com preciosismos linguísticos.