Notícias
Pesquisa da UFPB conquista primeiro lugar no prêmio ANCIB
A pesquisa intitulada Teoria Crítica da Informação: Teoria Crítica em Ciência da Informação no Caminho da Escola de Frankfurt, do egresso do Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), Anderson Cavalcante, conquistou o primeiro lugar na categoria Tese de Doutorado do Prêmio Nacional de Melhor Tese de Doutorado em Ciência da Informação de 2024, da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib).
Orientada pelo professor do PPGCI, Edivanio Duarte de Souza, a pesquisa tem como principal contribuição a formulação de uma Teoria Crítica da Informação, que reposiciona o campo como uma ciência social, voltada à crítica, à autocrítica e à transformação social. Com isso, a tese amplia o debate epistemológico da área, reforçando o papel da informação na construção de uma sociedade mais consciente e solidária.
Como parte da premiação, Anderson recebeu um leitor digital Kindle, além do certificado que contribuirá significativamente para o fortalecimento de seu currículo acadêmico na plataforma Lattes.
Para Anderson, desde a indicação, era difícil acreditar, pois já julgava ser um reconhecimento honroso por demais. Quando chegou a notícia da vitória do prêmio, foi emocionante.
“Essa tese foi resultado de muitos começos e recomeços, de muitos ardis vividos por mim, em especial, durante o período de sua feitura [...] é o ‘sim’ da Ciência, em geral, e da Ciência da Informação do Brasil, em particular, a essa pesquisa e a outras tantas, de fôlego teórico e crítico, que buscam iluminar questões e desafios do nosso campo e do nosso tempo, no presente e no futuro – fake news, desinformação, obscurantismo, entre outros”, comentou o pesquisador.
Para o professor e orientador, este reconhecimento faz parte de todos que contribuem com a comunidade da Ciência da Informação.
“A tese do Anderson apresenta um conjunto de elementos teórico-conceituais bastante relevantes para a institucionalização e a consolidação cognitiva e social da Ciência da Informação, com potencial de contribuições efetiva com o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural, no domínio complexo e dinâmico dos estudos e de práticas sociais diversas no domínio da informação. Mais que isso, a tese propõe uma Teoria Crítica da Informação, reconhecendo o papel e o significado desta como fundamento filosófico-sociológico de profunda relevância para o pensamento contemporâneo em informação”, comentou o professor.
Para ter acesso à pesquisa completa, acesse.
* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Marcel Vieira
Foto: Arquivo Pessoal
Ascom/UFPB