Notícias
Reitoria recebe coordenadores do Comitê de Inclusão de Acessibilidade da UFPB
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem uma média de três mil estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas, que abrangem, por exemplo, demandas pedagógicas decorrentes de sequelas física, motora, auditiva, visual, ou de Transtorno do Espectro do Autismo.
Com o intuito de pensar estratégias para ampliar e aperfeiçoar o atendimento a este público, representantes do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB) reuniram-se, na manhã da última terça-feira (4), com a Reitora Terezinha Domiciano, a Vice-Reitora Mônica Nóbrega e a Pró-Reitora de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), Geórgia Dantas.
No encontro, que ocorreu no Gabinete da Reitoria, o coordenador do CIA Rafael Melo e a vice-coordenadora Natália Santos apresentaram os principais desafios na atuação do Comitê e algumas propostas de ações de melhoria.
Uma das pautas discutidas foi a necessidade de agilizar a avaliação das demandas recebidas pelo CIA, que assiste atualmente 580 alunos, por meio de ações como o Programa Aluno Apoiador. O objetivo, segundo o coordenador Rafael Melo, é diminuir o tempo entre a solicitação do estudante e o atendimento da demanda pelo Comitê.
Os coordenadores do CIA também destacaram a necessidade de discutir estratégias orçamentárias para aquisição de novos equipamentos de tecnologia assistiva e para viabilizar a execução do Projeto Rotas Acessíveis, que já existe na universidade desde 2015.
O projeto prevê melhorias na acessibilidade nos quatro campi, a exemplo de piso tátil, sinalização de portas e estações de descanso para alunos durante trajetos realizados a pé no campus. A reitora Terezinha Domiciano garantiu o compromisso da gestão em buscar soluções para implementação das Rotas Acessíveis.
Mais informações sobre os serviços prestados à comunidade acadêmica pelo Comitê de Inclusão de Acessibilidade (Cia) podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216-7789 ou pelo e-mail cia@reitoria.ufpb.br