Notícias
UFPB discute Plano Diretor de Logística Sustentável 2025-2029
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está em processo de discussão e elaboração do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) para o período de 2025-2029. Na última quarta-feira (05), a Reitora Terezinha Domiciano comandou uma reunião de equipe para avançar no debate sobre o PLS, um instrumento de governança essencial, que estabelece estratégias para as contratações e a logística da instituição, considerando critérios de sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural.
O planejamento atende às diretrizes da Portaria SEGES/ME nº 8.678, de 19 de julho de 2021, regulamentando a Lei nº 14.133/2021, que estabelece a governança das contratações públicas. O PLS orientará a elaboração do Plano de Contratações Anual, estudos técnicos preliminares e demais etapas de aquisição dentro da UFPB, garantindo que os processos sejam alinhados às boas práticas de sustentabilidade.
Para a Reitora Terezinha Domiciano, o plano é fundamental para o desenvolvimento institucional da UFPB. “Consciente de sua responsabilidade, a nova gestão da UFPB emitiu a Portaria da Reitoria no. 178/2024, para discussão e apresentação do PLS- UFPB (2025-2029). Essa é uma ação indispensável para o desenvolvimento sustentável e responsável da nossa universidade”, afirmou a Reitora Terezinha.
Para a elaboração do plano, foi constituída uma comissão multidisciplinar composta por profissionais da área e representantes das unidades gestoras e setores estratégicos da UFPB. O documento trará diretrizes específicas para a gestão estratégica das contratações e da logística, alinhando-se aos seguintes eixos temáticos estabelecidos pelo art. 7º da Portaria SEGES/ME nº 8.678/2021:
-
Eixo 1 - Promoção da racionalização e do consumo consciente de bens e serviços;
-
Eixo 2 - Racionalização da ocupação dos espaços físicos;
-
Eixo 3 - Identificação dos objetos de menor impacto ambiental;
-
Eixo 4 - Fomento à inovação no mercado;
-
Eixo 5 - Inclusão dos negócios de impacto nas contratações públicas;
-
Eixo 6 - Divulgação, conscientização e capacitação.
O PLS-UFPB também prevê a criação de um grupo de trabalho permanente, composto por representantes internos e externos, para aprimoramento contínuo das práticas de sustentabilidade nas aquisições e contratos da instituição.
A implementação do plano contará com uma plataforma específica para o acompanhamento das metas e ações estabelecidas. O monitoramento será realizado de forma periódica, com revisões programadas e apresentação de relatórios anuais.
Ainda no mês de fevereiro, o PLS-UFPB 2025-2029 será apresentado à comunidade acadêmica para discussão. Após essa etapa, o documento será encaminhado ao Conselho de Governança (CONGOV) para apreciação e aprovação.
Esse processo representa um marco significativo para as unidades gestoras da UFPB, promovendo aquisições e contratos mais sustentáveis, incentivando a capacitação de equipes, o consumo consciente de bens e serviços, e o estímulo à inovação e à inclusão de negócios estratégicos para o desenvolvimento regional.