Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB discute viabilização financeira do Convênio CoNCienciA/CNPq
conteúdo

Notícias

UFPB discute viabilização financeira do Convênio CoNCienciA/CNPq

publicado: 10/02/2025 10h47, última modificação: 10/02/2025 10h47
DATAPB se consolida como pilar da ciência aberta e integridade científica na UFPB

Foto: Marcel Vieira

Na última sexta-feira (7), ocorreu no Gabinete da Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) uma reunião para tratar da viabilização financeira do Convênio CoNCienciA/CNPq. O acordo tem como principal objetivo possibilitar a atribuição de DOI (Digital Object Identifier) aos dados de pesquisa produzidos pelos pesquisadores da instituição, fortalecendo a visibilidade e a credibilidade acadêmica dos trabalhos científicos desenvolvidos na UFPB.

Estiveram presentes a Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, a Chefe de Gabinete, Maria José Figueiredo, o Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq), José Roberto Soares, o Pró-Reitor de Pós-Graduação (PRPG), Evandro Leite, o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), além dos professores Alexandre Vasconcellos (CCEN/PPGCB), Rafael Raimundo (CCAE/PPGEMA) e Guilherme Dias (CCSA/MPGOA). Durante o encontro, foram debatidas estratégias para garantir o suporte financeiro necessário à continuidade do Convênio CoNCienciA/CNPq, que prevê o uso do repositório de dados científicos DATAPB, baseado na tecnologia Dataverse.

O DATAPB tem se destacado como um repositório fundamental para o depósito, a organização e a preservação de dados de pesquisa na UFPB, alinhando-se às boas práticas de ciência aberta e integridade científica. Ao receber DOI, os conjuntos de dados se tornam localizáveis e citáveis em publicações científicas, contribuindo para a transparência, a reprodutibilidade e a colaboração entre pesquisadores, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Segundo o professor Guilherme Ataíde, “a consolidação financeira do Convênio CoNCienciA/CNPq é essencial para manter e potencializar a infraestrutura oferecida pelo DATAPB, beneficiando diretamente toda a comunidade acadêmica da UFPB e assegurando que a produção científica da Instituição continue a ser referência em qualidade e inovação”.

* * *
Ascom/UFPB, com informações da equipe do projeto
Foto: Marcel Vieira