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Café doce(nte)
Objetivo: A importância da formação, inicial e em serviço, de docentes da Educação Básica é reconhecida tanto do ponto de vista das legislações educacionais (BRASIL, 1996; BRASIL, 1999 e BRASIL, 2014) quanto no que se refere ao grande número de produções acadêmicas sobre esta temática (ANDRÉ et. al. 1999; RAIMUNDO; FAGUNDES, 2018). No entanto, ainda são incipientes as discussões, intervenções e pesquisas sobre a formação dos docentes do Ensino Superior (MARTINS et. al. 2016; SOUSA, 2013). Frente a isto, o Coletivo Representativo dos Docentes em Luta da UFPB (CORDEL) propõe este ciclo de estudos, conversas e debates que assume como objeto de discussão elementos estruturantes da atividade docente: relações interpessoais, organização da atividade de ensino, questões relacionadas à saúde mental dos protagonistas da atividade pedagógica (docentes e discentes), o fracasso escolar no Ensino Superior e os desafios postos ao professor universitário em seu cotidiano profissional. Assim, este projeto busca instituir, no âmbito da UFPB, um espaço que colabore para a formação dos professores que atuam nesta instituição. Desta forma, o objetivo deste projeto é contribuir para a construção de um espaço formativo em que os problemas vivenciados por cada professor, no cotidiano de seu trabalho, possam ser objeto de análises coletivas e formas compartilhadas de compreensão e possibilidades de superação, pois partimos do entendimento de que, ainda que vivenciados individualmente, estas questões explicitam problemas que dizem respeito à toda universidade e à sociedade brasileira, de forma geral.
Data: 13 de dezembro.
Local: Centro de Educação (CE) da UFPB, no campus I, em João Pessoa.
Inscrição: Até 12 de dezembro, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.
Programação e mais informações: Na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.