Notícias
Orquestra Sinfônica da UFPB realiza concerto nesta sexta (25)
Nesta sexta-feira (25), a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) realiza um concerto especial com a estreia da obra “Encantamentos para clarinete, vibrafone, piano e orquestra de cordas”, de composição de Carlos dos Santos, professor de Percussão do Departamento de Música da UFPB.
Composta em 2024, “Encantamentos para clarinete, vibrafone, piano e orquestra de cordas” explora a riqueza melódica e rítmica da música brasileira sob uma abordagem sinfônica. A apresentação conta com a colaboração musical dos três solistas da noite, o próprio Carlos dos Santos ao vibrafone, Ricardo Ballestero ao piano, e Bruno Ghirardi, na clarineta.
O evento acontece a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Campus I da UFPB, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). A entrada é gratuita e obedecerá a ordem de chegada do público.
O programa do concerto inclui ainda obras que vão de Clara Schumann, pianista e compositora romântica alemã, ao repertório brasileiro contemporâneo. A programação se inicia com o “Movimento de Concerto em Fá menor para Piano e Orquestra de Cordas”, de Clara Schumann.
Na segunda parte do concerto, o repertório brasileiro ganha protagonismo, o “Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas”, de Radamés Gnattali, composto em 1973 traz influências da música regional e do nacionalismo musical. A obra destaca ritmos sincopados e elementos característicos da sonoridade nordestina.
A direção do concerto está a cargo do renomado pianista Ricardo Ballestero.
A OSUFPB
A OSUFPB é um organismo cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta 21 músicos fixos, sendo dezenove de cordas, uma trompa e um clarinete. Eventualmente a OSUFPB conta com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.