Notícias
Em acordo celebrado com universidade da Itália, UFPB firma intenção de se tornar centro de certificação da língua italiana
O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, assinou, nesta sexta (22), um acordo de cooperação com a Università per Stranieri di Perugia (UNISTRAPG), durante a visita do Reitor desta Universidade, Professor Valério de Cesaris, à UFPB.
A comitiva do Reitor italiano – formada pela Professora Giovanna Scocozza e por Barbara Pirisinu, do serviço de relações internacionais de Perugia – foi recebida no gabinete da Reitoria pelo Professor Valdiney Gouveia e pela Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, além do Diretor-presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Professor Sandro Marden, e da Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, Professora Ana Berenice Martorelli.
Também integraram a equipe que recebeu a comitiva da Itália os docentes Marcílio Franca e Carlos Aquino, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), e o Professor Felipe Avelar, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).
Pelo convênio firmado, a UFPB registrou a intenção de se tornar um centro de certificação da língua italiana vinculado à UNISTRAPG, já que a Universidade de Perugia é uma das instituições que atestam a proficiência em italiano, por meio do CELI (Certificato di lingua italiana). O convênio assinado nesta sexta ainda estabelece parcerias relacionadas à mobilidade estudantil e docente de ambas as instituições.
“Há uma demanda muito grande pela certificação da língua italiana, seja por motivos profissionais ou acadêmicos, mas também por aqueles que têm interesse em obter a cidadania italiana. Como é um procedimento muito exigente, que tem muitas formalidades, é necessária a presença de uma universidade idônea para trabalhar como parceira na certificação”, explicou o Reitor da UNISTRAPG.
Durante a solenidade, o Professor Valério de Cesaris ressaltou, ainda, a vocação cultural da Università per Stranieri di Perugia.
“É um acordo que prevê, sobretudo, a atração dos temas da cultura italiana à UFPB e ao Brasil como também vai levar os temas da cultura brasileira e paraibana para a Itália”, afirmou.
O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, afirmou que a UFPB tem total interesse em fortalecer sua internacionalização e está de portas abertas para realização de parcerias com universidades estrangeiras, em todas as áreas do conhecimento, envolvendo, do mesmo modo, os laboratórios, institutos, entre outros, para benefício mútuo entre as universidades, fomento à pesquisa, à inovação e crescimento das instituições. Ele mencionou a importância de estreitar os laços com a Università per Stranieri di Perugia.
“Essa é mais uma oportunidade para a UFPB se firmar enquanto uma instituição pública e de respeito nos cenários nacional e internacional”, disse o Reitor.
Durante a explanação sobre a Universidade, o professor Valdiney salientou, do mesmo modo, que a UFPB, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Inova), tem trabalhado para que os produtos de suas pesquisas cheguem à sociedade e resultem em recursos para a instituição.
Trabalho integrado entre Reitoria, ACI e CCJ
A visita do Reitor Valério de Cesaris foi fruto de um convite do Professor Marcílio Franca, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, que também participou da assinatura do convênio e agradeceu, em nome da Faculdade de Direito, o empenho da ACI para viabilizar o acordo de cooperação com mais uma universidade italiana – são quase 10 acordos vigentes atualmente, a exemplo das universidades de Turim e Florença.
O docente do CCJ destacou também a relevância da instituição estrangeira para a divulgação da cultura italiana, que interessa a diversos cursos superiores ofertados na UFPB, a exemplo de Direito, Música e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.
“A Universidade de Perúgia é uma universidade centenária na Itália dedicada ao ensino de língua e cultura italiana. Essa é a grande vocação de Perugia, ser uma embaixadora da cultura italiana. Além disso, tem um papel muito importante de certificar a língua italiana para quem faz exame de italiano como língua estrangeira no mundo inteiro”, informou o Professor Marcílio.
Conferência ‘Itália: Cultura Peregrina’
Na visita do Reitor italiano à UFPB, está programada também uma participação na conferência “Itália - cultura peregrina”, às 18h, no Auditório do CCJ. Neste evento, ele e a Professora Giovanna Scocozza vão debater com a diretora do Centro, Anne Augusta Alencar Leite, e os docentes Amina Welten Guerra e Gustavo Batista sobre a importância da cultura italiana no mundo contemporâneo, além da relevância dos acordos de cooperação com a Itália.