Notícias
Inscrições abertas para 26 vagas no mestrado profissional em Letras na UFPB
Estão abertas, até o dia 1º de outubro, as inscrições para 26 vagas oferecidas pelo Campus IV (Mamanguape) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras).
As oportunidades são destinadas a candidatos com diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação (MEC), de curso superior de licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa. Outro requisito exigido, necessário para inscrição e permanência no programa, é que o candidato esteja em efetivo exercício na docência nos ensinos fundamental e/ou médio de escolas públicas do país.
Para se inscrever, os candidatos devem preencher formulário de inscrição, de acordo com as instruções nele constantes, e realizar o pagamento de taxa no valor de R$ 160,00. Caso atendam aos requisitos descritos no item 4.1 do edital, os candidatos poderão solicitar, no período de 06 a 13 de setembro, isenção do pagamento desta taxa. A inscrição realizada somente será validada mediante confirmação, pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, do pagamento efetuado ou da isenção da taxa.
O processo seletivo para o ProfLetras prevê um Exame Nacional de Acesso composto por provas objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. As questões objetivas de múltipla escolha versarão sobre conteúdos referentes aos temas especificados no Anexo II, e a prova discursiva exigirá que os candidatos produzam um texto argumentativo em prosa, adequado à situação enunciativa apresentada.
O exame, que terá duração máxima de 4 horas, será aplicado no dia 29 de outubro, nos municípios sedes das instituições participantes do ProfLetras. No caso da UFPB, a cidade é Mamanguape, onde está localizada parte do Campus IV da Universidade. O local exato de realização do exame será divulgado no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), a partir do dia 18 de outubro. Nesta data, o acesso ao local de realização das provas ocorrerá das 13h20 até às 14h, quando, rigorosamente, serão fechados os portões.
De acordo com o edital, a prova objetiva valerá 10 pontos. Somente os candidatos que alcançarem os critérios elencados no item 9.4 do certame terão as provas discursivas corrigidas, cujas notas, atribuída por cada um dos dois examinadores, assumirão valores entre 0 e 10. A nota final dos candidatos será calculada levando-se em consideração peso 4 para o resultado na prova objetiva e 6 para a nota obtida na prova discursiva.
Os resultados das provas objetiva e discursiva serão divulgados nas datas prováveis de 13 de novembro e 15 de dezembro, respectivamente. Recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva e o resultado da prova discursiva poderão ser impetrados pelos candidatos em até 48 horas, contadas a partir da divulgação dos documentos. O resultado final do certame está previsto para o dia 20 de janeiro de 2024.
Os candidatos classificados deverão se matricular em local e prazo estabelecidos em edital de Matrícula, que será publicado até o dia de divulgação do resultado final do Exame Nacional de Acesso. A não realização da matrícula, no prazo e local estabelecidos, implicará na perda da vaga conquistada, gerando a convocação de suplente.
Sobre o ProfLetras
O ProfLetras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.
A pós-graduação é realizada de forma semipresencial e com oferta simultânea nacional, no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O programa é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
As aulas poderão ser ministradas de segunda a sábado, conforme determinação do colegiado Local de cada unidade que integra a Rede. As instituições de Ensino Superior que integram a rede nacional do ProfLetras, como a UFPB, são denominadas instituições associadas e são responsáveis pela execução do curso nos polos.