Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orquestra Sinfônica da UFPB apresenta concerto dentro das celebrações dos dez anos de fundação
conteúdo

Notícias

Orquestra Sinfônica da UFPB apresenta concerto dentro das celebrações dos dez anos de fundação

publicado: 14/09/2023 12h11, última modificação: 14/09/2023 12h11
Entrada é gratuita, por ordem de chegada, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa

Foto: Aline Lins

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, a OSUFPB, realiza, às 20h desta sexta (15), na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I, em João Pessoa, concerto que integra as comemorações dos dez anos de sua fundação. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. Para a apresentação, a orquestra reedita o concerto que marcou sua estreia, com a participação de alguns dos músicos que estiveram presentes naquele momento em que a Orquestra Sinfônica da UFPB entrava no cenário orquestral da Paraíba.

De acordo com a coordenação do Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB), que administra a Sala Radegundis Feitosa, a OSUFPB teve início no dia 06 de abril de 2013, na sala de concertos que a abriga e que, também recém-inaugurada, ganhava o nome de  Radegundis Feitosa, falecido em julho de 2010, e que foi um dos maiores incentivadores para sua fundação. Naquele momento, nascia um grupo orquestral de excelência que colocava a Universidade Federal da paraíba no calendário de concertos da cidade de João Pessoa, formando plateia qualificada a partir de sua ampla e diversificada programação, capaz de contemplar o popular, o erudito, o experimental, além de se relacionar com a cena cultural da própria Paraíba.

Nesta sexta (15), a OSUFPB trará para seu público o mesmo repertório e alguns dos músicos que estiveram tocando naquele dia histórico. Carlos Gomes, o Maestro Duda e Johannes Brahms poderão ser mais uma vez contemplados, com uma orquestra ampliada, contando com a participação de alunos e professores do Departamento de Música da instituição. Entre os músicos, o trombonista Sandoval Moreno volta à cena que viveu há dez anos como solista. O outro solista é o jovem trompetista paraibano Záccaro Feitosa. A regência é do maestro Gustavo de Paco, o mesmo que foi criteriosamente convidado para a estreia.

Além das participações históricas, o público se deleitará com a “Abertura Fosca”, do compositor Carlos gomes, da “Suíte Monete”, do Maestro Duda, e da “Sinfonia Nº 1, em Dó Menor, Op. 68”, do compositor alemão Johannes Brahms.

A OSUFPB, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes, é um equipamento cultural ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Leia a matéria completa no site do Lamusi.

* * *
Texto: Ascom com informações do Lamusi/UFPB
Foto: Aline Lins