Notícias
Pesquisa da UFPB aponta que participação em competições esportivas melhora desempenho acadêmico de universitários
A participação em competições desportivas tem o potencial de contribuir positivamente para o desempenho acadêmico de estudantes que também são atletas universitários. Esta constatação é de uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizada com estudantes-atletas de Instituições de Ensino Superior (IES) de toda a Paraíba e que foi premiada na mais recente edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), ocorrida de 08 a 21 de outubro em Joinville (SC).
O estudo “Conquistando o equilíbrio: a influência da prática de modalidade esportivas no desempenho acadêmico e na motivação para aprender dos estudantes-atletas universitários” faz parte do trabalho de conclusão de curso de Brenno Eloy da Cunha Maribondo, estudante de Psicopedagogia e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPB. Durante o período de realização de seu TCC, ele recebeu a orientação do Professor Mateus Finco, docente do Centro de Educação (CE) da Universidade.
Os pesquisadores verificaram, nas respostas dadas pelos entrevistados em um questionário estruturado, que a prática de modalidades esportivas está associada a mais motivação e determinação no aprendizado acadêmico dos estudantes. De acordo com o estudo, uma das hipóteses para isto é a disposição e a busca pelo progresso nos esportes, que se irradia para os demais contextos da vida dos estudantes-atletas universitários, incluído aí a performance acadêmica. Falas sobre os benefícios das condutas esportivas para a saúde mental também foram relatadas pelos respondentes.
Além da influência positiva no desempenho das atividades letivas, os pesquisadores observaram também, a partir dos relatos, os principais desafios e dificuldades dos estudantes-atletas universitários envolvidos em modalidades esportivas. Cansaço e má gestão do tempo foram as adversidades mais frequentemente pontuadas.
“Os desafios, significativos, são devido ao intenso volume de treinamentos esportivos, juntamente às exigências acadêmicas regulares. Esse acúmulo de atividades, aliado à pressão psicológica decorrente do processo de profissionalização do esporte, pode levar esses jovens ao esgotamento físico e psicológico. Do mesmo modo, a dificuldade em gerenciar as horas do dia acarreta efeitos negativos diretamente no desempenho acadêmico e, às vezes, até no desempenho esportivo”, afirma Brenno sobre as consequências destes desafios e dificuldades enfrentados pelos estudantes-atletas.
Outra temática presente no formulário era sobre as estratégias possíveis e viáveis que, na visão dos entrevistados, poderiam contribuir para a boa performance dos estudantes-atletas tanto nas atividades esportivas quanto nas acadêmicas. Nas afirmações dos entrevistados, notou-se que as respostas apontavam, como solução para um desenvolvimento integral dos estudantes-atletas universitários, ao incentivo ou apoio da instituição de ensino, o que coincide, de acordo com os pesquisadores, com as bases teóricas da área.
“Fica claro que uma estratégia viável para dar suporte e contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas universitários seria a criação de programas de apoio por parte das instituições de ensino superior, contemplando não apenas o educador físico no papel de gestor esportivo, mas também o profissional de psicopedagogia, como agente educacional capacitado para atender as demandas acadêmicas envolvidas no processo de aprendizagem”, observa Brenno.
Metodologia da pesquisa
O espaço amostral foi constituído por 102 alunos, de cursos de graduação ou pós-graduação, que já participaram em uma ou mais modalidades esportivas nos Jogos Universitários Paraibanos (JUPs) ou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Aproximadamente 67% dos respondentes são do sexo masculino e 33%, do sexo feminino.
Para chegar aos resultados do estudo, um questionário estruturado foi aplicado com os respondentes entre os meses de agosto e setembro deste ano. Nele, os participantes tiveram de responder a perguntas para coleta de dados quantitativos e qualitativos, além de, em uma avaliação psicométrica, expressar seus graus de concordância ou discordância em relação a afirmações específicas ligadas ao objeto de pesquisa. As respostas foram submetidas a análises estatísticas, permitindo aos pesquisadores compreender os fatores que influenciam o desempenho acadêmico e a aprendizagem dos estudantes-atletas universitários praticantes de modalidades esportivas.
Conforme o Professor Mateus Finco, um dos próximos passos da pesquisa é expandir o número de estudantes-atletas entrevistados e realizar levantamentos específicos, de acordo com o esporte praticado por eles.
“O aumento de participantes será tanto de estudantes-atletas da UFPB quanto de outras instituições. Também queremos categorizar este estudo de acordo com as modalidades esportivas, para que possamos identificar as reais necessidades de cada grupo de atletas, bem como fazer o acompanhamento das dificuldades de aprendizagem e nos estudos, aproximando nossa área de conhecimento, a psicopedagogia, de um trabalho interdisciplinar com outras áreas”, explica o docente.