Notícias
Projeto da UFPB ganha edital de recuperação e preservação de acervos
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das vencedoras da Chamada Pública MCTI/Finep/FNDCT/IDENTIDADE BRASIL Recuperação e Preservação de Acervos 2024. A proposta da instituição que recebeu o conceito de “recomendado dentro do limite orçamentário” foi o projeto “Infraestrutura para a preservação e divulgação do acervo científico das coleções biológicas da UFPB”, coordenado pelo professor Alexandre Vasconcellos, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Biológicas (PPGCB).
O valor recebido pelo projeto foi de $5.772.111,31 para desenvolver soluções que respondam à preservação do patrimônio biológico da Instituição, que se encontra no Museu da Biodiversidade. Entre 2013 e 2023, o acervo cresceu consideravelmente com o aumento de espécimes de peixes, mamíferos, répteis, anfíbios e insetos. Esse crescimento não foi acompanhado por melhorias adequadas nas condições de armazenamento, como a climatização, que é essencial para evitar o comprometimento da integridade dos espécimes. A alta temperatura e umidade características de João Pessoa, se não controladas, podem prejudicar o material biológico, afetando a conservação do DNA e a realização de análises moleculares.
Os recursos conquistados, portanto, são fundamentais para a recuperação e preservação do patrimônio científico da UFPB. Com o novo investimento, espera-se melhorar as condições de armazenamento, garantindo a integridade do acervo e sua perenidade para futuras pesquisas. Segundo o professor Alexandre, “os recursos conquistados possibilitarão alcançarmos a infraestrutura básica necessária para a preservação e divulgação do patrimônio científico das coleções biológicas da Universidade Federal da Paraíba, muito além dos seus limites físicos”.
Parte significativa dos acervos das coleções biológicas da UFPB está em grandes repositórios nacionais e globais, como o Global Biodiversity Information Facility (GBIF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), Specieslink, e o próprio Museu da Biodiversidade do CCEN.
Outro projeto da UFPB, intitulado “Museu de Ciências Morfológicas: ampliação, manutenção, recuperação de acervo e prática de pesquisa”, também recebeu a recomendação, porém fora dos limites orçamentários. Caso haja uma suplementação de recursos por parte dos financiadores, o projeto ainda pode ser contemplado.