Notícias
UFPB acompanha investigação sobre ocorrência no Restaurante Universitário do Campus I
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) segue acompanhando as providências relacionadas à ocorrência no Restaurante Universitário (RU) do Campus I, em João Pessoa, quando, na sexta-feira (14) começaram os relatos de estudantes com sintomas gastrointestinais após refeições no RU. Nesse sentido, a instituição tem adotado medidas para garantir a segurança da comunidade acadêmica e a devida apuração do fato. A Superintendência dos Restaurantes Universitários (SRU) tem tratado com prioridade os relatos de estudantes, já que, embora não seja responsável pela produção das refeições, tem a função de fiscalizar e assegurar o cumprimento do contrato vigente com a empresa terceirizada que presta o serviço.
Desde a primeira denúncia, feita via Instagram em 14/02/2025, a SRU adotou medidas imediatas para garantir a transparência da investigação e o suporte à comunidade acadêmica. No final de semana, a superintendente dos RUs, Noádia Priscila, coordenou a coleta de informações junto aos estudantes, com apoio da divulgação do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O banco de dados resultante foi disponibilizado à Vigilância Epidemiológica na segunda-feira (17), permitindo um acompanhamento mais eficiente dos casos e auxiliando na identificação das possíveis causas.
Ainda no domingo (16), a SRU notificou formalmente a empresa terceirizada, solicitando a preservação das amostras dos alimentos servidos nos dias anteriores, mesmo após o prazo contratual de 72 horas, para viabilizar análises laboratoriais. Na segunda-feira (17), a SRU comunicou oficialmente a Vigilância Sanitária Municipal sobre os relatos recebidos e acompanhou a vistoria realizada no RU, a fim de subsidiar a tomada de decisões quanto ao seu funcionamento. Após a inspeção, a Vigilância Sanitária manteve a autorização para o funcionamento do restaurante, enquanto as investigações seguem em andamento.
Na quarta-feira (19), a SRU acompanhou a coleta de amostras de água no Restaurante Universitário e nas Residências Universitárias para análise da potabilidade. No mesmo dia, a Vigilância Sanitária retornou ao RU para coletar amostras dos alimentos servidos nas refeições associadas à suspeita de surto alimentar. Além disso, a SRU entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica para verificar se os estudantes que relataram sintomas e preencheram o formulário disponibilizado já haviam sido contatados. A Vigilância Epidemiológica está em processo de comunicação com os estudantes para obter mais informações e complementar a investigação. Segundo informações repassadas pela Vigilância Sanitária, os estudantes que relataram sintomas anteriormente já não apresentam mais sinais de doença. No entanto, como muitos buscaram atendimento médico e fizeram uso de antibióticos, não foi possível realizar a coleta de material biológico para análise laboratorial.
Na quinta-feira (20), a SRU também recebeu um ofício da empresa terceirizada fornecedora das refeições, que prestou esclarecimentos sobre os fatos e reafirmou o cumprimento das normas sanitárias vigentes. No mesmo dia, a professora Patrícia Pinheiro, coordenadora do Laboratório de Microbiologia, realizou a coleta de amostras em duas residências estudantis e no RU para análise. Simultaneamente, a Vigilância Sanitária, mais uma vez, esteve presente no RU, dessa vez junto com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), realizando a coleta de amostras de alimentos consumidos no almoço e no jantar para análise laboratorial.
A UFPB reitera seu compromisso com a segurança alimentar e a saúde dos estudantes, acompanhando de perto os desdobramentos da investigação. As atualizações serão divulgadas sempre que novas informações oficiais forem disponibilizadas, para que todas as providências necessárias sejam tomadas com responsabilidade e transparência.