Notícias
UFPB aprova projeto de bolsas de mestrado e doutorado em inovação pelo CNPq
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou proposta de projeto do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além dos recursos aprovados, o programa também conta com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concederá bolsas de doutorado. Esta é a primeira vez que a Capes participa como parceira do CNPq na chamada do MAI/DAI, reforçando a importância da colaboração entre as instituições para fomentar a inovação no Brasil.
Foram contemplados com a proposta de pesquisa o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (Farmácia) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPB.
De acordo com o professor coordenador institucional do MAI/DAI/UFPB, Juan Villanueva, o programa busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, doravante chamadas Empresas Parceiras. O MAI-DAI é um importante programa do CNPq desenvolvido para aproximar mais a pesquisa acadêmica do meio empresarial, buscando incentivar e promover a inovação no setor produtivo.
O professor Juan explicou ainda que, no Programa MAI/DAI, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolvem projetos como estudantes regulares em curso de pós-graduação existente, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de mestrado/doutorado estará relacionado. “Todos os bolsistas de iniciação tecnológica industrial (ITI-A) deverão estar matriculados em cursos de graduação e estar envolvidos com projetos de mestrado/doutorado vinculados à proposta MAI/DAI”.
Empresas parceiras - Atualmente são parceiras do MAI-DAI/UFPB as seguintes empresas: Fábrica de Vidros Planos (Vivix); Globaltec Tecnologia Educacionais; Abrace; Fundação de Apoio à Biotecnologia e Inovação Tecnológica e Saúde (Funbits); Ecosolo; VSOFT. Deep Seed Solutions; Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal; Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Ecosol - Energia Solar e Tecnologia; Huawei; Energisa, entre outras.
Para mais informações acesse o site do programa.