Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB e empresa chinesa podem se unir para aplicar tecnologia de ponta no estaleiro do Litoral Norte
conteúdo

Notícias

UFPB e empresa chinesa podem se unir para aplicar tecnologia de ponta no estaleiro do Litoral Norte

Parceria deve financiar novas pesquisas e estágios
publicado: 22/07/2019 19h22, última modificação: 22/07/2019 19h33
Início das obras está previsto para o ano que vem. Crédito: Divulgação

Início das obras está previsto para o ano que vem. Crédito: Divulgação

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a empresa chinesa Zhoushan IMC-Yongyue poderão se unir para aplicar tecnologia de ponta no estaleiro de reparos de navios que será construído na cidade de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba.

A parceria deve gerar subsídios para novas pesquisas, estágios e intercâmbio de inovações tecnológicas, em áreas como arquitetura, energias renováveis, automação e sistemas embarcados de controle. O início das obras está previsto paro o ano que vem, com conclusão em 2023, e devem gerar mais de três mil empregos.

“As cooperações técnicas estão sendo estudadas. As tratativas vêm sendo negociadas entre pesquisadores do Centro de Tecnologia (CT), representantes da empresa e do Governo do Estado”, conta Sandro Marden, do Departamento de Engenharia Mecânica. Na primeira reunião, ele apresentou portfólio das pesquisas e da infraestrutura laboratorial da UFPB.

“Demonstraram forte interesse. Outros Centros de Ensino devem ser inclusos no projeto. Esta parceria é uma oportunidade da UFPB se atrelar ainda mais ao desenvolvimento regional”, avalia. A integração entre UFPB e IMC-YY foi articulada pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep).

Bruna Ferreira | Ascom/UFPB