Notícias
UFPB estimula habilidades de jovens com deficiência visual através das artes
Estimular o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens com deficiência visual através das artes é o objetivo do projeto de extensão “Artes visuais e inclusão”, realizado desde 2014 pelo Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O projeto, coordenado pelo professor Robson Xavier, realiza, semanalmente, oficinas para oito crianças e jovens do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, com a ajuda de sete estudantes voluntários e dois bolsistas.
As oficinas trabalham com vários materiais e com a produção criativa a partir de técnicas como pintura, desenho e stop motion, que é a produção de animação com massas de modelar.
As atividades, segundo Xavier, ajudam no desenvolvimento cognitivo, que está ligado ao aprendizado e à percepção do cérebro humano. O desenvolvimento atitudinal e espacial e a relação ambiental dos participantes da oficina também são estimulados.
As obras produzidas pelos participantes são vendidas em exposição realizada ao final de cada ano e os lucros são utilizados para arrecadação de mais materiais para o projeto. “As exposições são também uma forma de dar visibilidade à produção e aos artistas”, comenta o professor.
Além do trabalho no instituto, o projeto também atua na Instituição de Longa Permanência para Idosos Vila Vicentina Júlia Freire e na Associação Ame Down, na Grande João Pessoa. Mais informações pelo telefone (83) 3216.7002.
Bruna Ferreira | Ascom/UFPB