Notícias
UFPB ingressa em rede de impacto acadêmico da ONU
A Universidade Federal da Paraíba ingressou em rede de impacto acadêmico da ONU, denominada de UN Academic Impact (UNAI). O anúncio foi divulgado por e-mail, na última sexta-feira (31), pelo Departamento de Comunicação Global das Nações Unidas. Mais de 1,4 mil instituições de todo o mundo integram o coletivo.
Ao se tornar membro do grupo de cientistas, pesquisadores, alunos e professores engajados com os dilemas e desafios enfrentados pelas Nações Unidas no cotidiano, a UFPB passará a compartilhar conhecimento, pesquisa e soluções pautadas em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da organização.
O trabalho das instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois elas servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que enfrentamos.
O Impacto Acadêmico das Nações Unidas fornece o elo integral com essas partes interessadas para assegurar que a comunidade internacional aproveite a energia e a inovação dos jovens e da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade.
É requisitada uma atividade para a manutenção do título de membro, por meio da realização de eventos e de atividades ou pela elaboração de publicações sobre ao menos um dos dez princípios da iniciativa.
Conheça os dez princípios da UNAI:
Erradicação da Pobreza: o compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação;
Construção de Capacidades: o compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;
Educação para todas e todos: o compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, religião ou etnia;
Cidadania Global: o compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;
Acesso à Educação Superior: o compromisso de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;
Direitos Humanos: o compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;
Diálogo Intercultural: o compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.
Paz e Resolução de Conflitos: o compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;
Sustentabilidade: o compromisso de promover a sustentabilidade pela educação;
A Carta das Nações Unidas: o compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.