Notícias
UFPB oferece 84 bolsas para o Programa Aluno Apoiador
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), está com inscrições abertas até o dia 10 de abril para o Programa Aluno Apoiador. São ofertadas 84 bolsas no valor de R$700 para estudantes de graduação que atuarão no suporte a alunos com deficiência nos quatro campi da instituição.
Os discentes selecionados irão desempenhar atividades conforme as necessidades educacionais específicas de estudantes com deficiência física motora, auditiva, visual, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras demandas pedagógicas.
As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para concorrer, o candidato deve atender aos seguintes critérios:
-
Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFPB;
-
Possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou superior a 5,0 para cursos da área de Ciências Exatas e igual ou superior a 7,0 para as demais áreas;
-
Enviar documentação comprobatória de identificação pessoal e de renda do núcleo familiar residente no mesmo domicílio.
A seleção será realizada em duas etapas:
-
Prova online eliminatória, composta por 10 questões, na qual o candidato deve obter nota mínima de 7,0 para aprovação.
-
Avaliação de vulnerabilidade socioeconômica, conduzida pela equipe de assistentes sociais da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção do Estudante (Prape) e dos Campi II, III e IV da UFPB, para classificação dos candidatos conforme a documentação enviada.
O resultado final será divulgado no dia 13 de maio no site do CIA, onde também estarão disponíveis os resultados das demais etapas do processo seletivo. A assinatura do Termo de Compromisso pelo Sigaa está prevista para o dia 14 de maio.
Os alunos selecionados deverão participar de um curso de formação continuada com carga horária mínima de 4 horas mensais. As informações e cronogramas serão divulgados no site do CIA.
Para mais detalhes, consultar o edital.