Notícias
UFPB promove evento para aproximar inovação tecnológica e setor produtivo de cachaça
No intuito de aproximar a academia com o setor produtivo da cachaça no Estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), realizou, nesta quarta-feira (13), o evento “1ª Conexão Cachaça - Inovação e Tecnologia”.
O evento foi organizado por meio de uma parceria entre Inova, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PB), Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP) e o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFPB, onde ocorreu o 1º Conexão Cachaça, na cidade de Areia. A plateia foi formada por colaboradores e proprietários de cachaçarias vinculadas à Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA).
Pelo Senai/PB, representado na ocasião pela Supervisora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos da instituição, Fabiana Medeiros, os consultores Marcelo Marques e Flávio José palestraram para os convidados sobre, respectivamente, Boas Práticas de Fabricação (BPF) no âmbito da produção de cachaça e Lean Manufacturing (produção enxuta, em tradução livre) e desperdícios de produção. Em seguida, a também consultora Anailza Alves falou sobre o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (Procompi).
A programação contou também com uma mostra de talentos e tecnologias, durante a qual foram apresentadas inovações produzidas pela UFPB com potencial para desenvolvimento e sinergia com o setor. A startup Evergreen Evolution, que irá iniciar o processo de incubação na Inova/UFPB, e o Grupo de Estudo Sucroenergético (Gesucro) foram alguns dos participantes, representados, nesta ordem, por Viviane Belo e João Antônio. O Departamento de Solos e Engenharia Rural do CCA, por meio do Professor Normando Mendes, também participou da mostra.
No evento, ainda houve espaço para que inventores da UFPB levassem algumas de suas criações com aplicações diretas no setor, como um dispositivo de baixo custo - cerca de R$ 400 reais - que controla a pasteurização de bebidas em tempo real. A invenção foi desenvolvida pelos Professores Flávio Gomes e Kristerson de Luna Freire, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e do Centro de Biotecnologia (CBiotec) da UFPB, respectivamente.
Para a Diretora-Presidente da Inova, Profa. Kelly Gomes, a realização do evento teve papel fundamental para estimular a troca de conhecimento entre os produtores de cachaça da região de Areia com a comunidade acadêmica e empreendedores locais.
“Com a realização do evento foi possível evidenciar todo o potencial e a qualidade dos produtos de nossa região e o papel da UFPB como agente fomentador para a criação de comunidades inovadoras para os setores da região”, observou a Diretora.