Notícias
UFPB realiza a diplomação de 47 eletricistas em energias renováveis
Nesta sexta-feira (20), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou a certificação da primeira turma do curso de formação inicial e continuada (FIC) de eletricista em sistemas de energias renováveis (instalador de composto fotovoltaico). A diplomação dos estudantes ocorreu durante o Energy Summit 2023, evento realizado anualmente pela UFPB e que aborda temáticas relacionadas à energia e à sustentabilidade.
A qualificação foi ofertada no âmbito do programa Qualifica Mais EnergIFE, com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais para a área, e se deu mediante parceria entre o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e o Centro Profissional Tecnológico - Escola Técnica de Saúde (CPT/ETS), ambos centros de ensino da UFPB.
Para a realização da diplomação, foi formada uma mesa diretiva, composta pelo Diretor do CEAR, Professor Euler Macedo, e pela Vice-diretora do CPT/ETS, Professora Fábia Danielle Sales. Também integraram a mesa membros do programa Qualifica Mais EnergIFE na UFPB, como o supervisor do curso, Professor Kleber Carneiro, o coordenador adjunto, Professor Ronaldo Sarmento, e a pedagoga da qualificação, Márcia Sandra de Melo.
Em sua fala na mesa, o Professor Euler Macêdo destacou a alta retenção da formação. Dos 50 alunos que iniciaram o curso, formaram-se nesta sexta 47 eletricistas em energias renováveis, o que equivale a 94% de retenção.
“Nós do CEAR sabemos que o conhecimento é um vetor para a transformação de vidas. Mesmo com suas histórias e dificuldades, vindo para cá às terças, quintas e sábados, impactar diretamente a vida de 47 famílias nos deixa muito realizados”, afirmou o diretor do CEAR.
Para a professora Fábia Danielle Sales, vice-diretora do CPT/ETS, a experiência na realização desta formação mostra que o centro está pronto para estabelecer parcerias, a fim expandir sua atuação. O FIC de eletricistas em sistemas de energias renováveis, realizado conjuntamente com o CEAR, é pioneiro, sendo o primeiro curso ofertado pelo CPT/ETS completamente fora da área da saúde.
“Os cursos de formação rápida revelam que a Universidade não é algo inatingível e que vocês podem vir à UFPB para se capacitarem rapidamente, com o corpo docente que temos nesta Instituição, servindo a vocês. Agradecemos por terem confiado na gente”, disse a dirigente.
Ainda conforme a docente, a segunda turma, que também começou com 50 alunos, está concluindo o curso, e a previsão de encerramento é na segunda quinzena de dezembro. Outras 100 vagas do FIC de eletricista em sistemas de energias renováveis do Qualifica Mais EnergIFE serão disponibilizadas em 2024.
***
Reportagem: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira.