Notícias
UFPB realiza curso sobre processamento e beneficiamento do pescado
Estão abertas, até 14 de outubro, as inscrições para uma capacitação para pescadores e piscicultores sobre processamento e beneficiamento do pescado, ofertada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). São disponibilizadas 100 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As atividades do curso serão realizadas presencialmente na unidade de beneficiamento do pescado da Cooperativa Maré Alta, no bairro de Renascer, no município de Cabedelo.
O curso, de curta duração (30h), é gratuito e aberto ao público e faz parte das atividades de extensão da UFPB como uma ação pedagógica de caráter teórico e prático. Coordenada pela Bióloga Jane Enisa Ribeiro Torelli de Souza, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), a ação de extensão tem o objetivo de capacitar os pescadores artesanais, marisqueiras e piscicultores, especialmente municípios da Mata Norte da Paraíba (Cabedelo, Santa Rita, Rio Tinto e Lucena) para ampliação do conhecimento técnico-científico sobre o processamento e beneficiamento do pescado, como forma de melhorar a sustentabilidade ambiental e a fonte de renda familiar.
As atividades vão contar com sensibilização sobre a temática e explicações teóricas. Espera-se que os participantes melhorem os conhecimentos sobre higiene pessoal e a sanitização do ambiente e do pescado, noções sobre o parasitismo em animais aquáticos, captura e manejo de peixes marinhos e de água doce, além de técnicas para o processamento (desde a captura até a filetagem de peixes).
Também serão tema da capacitação o beneficiamento de pescados, sendo acompanhado com um manual de orientação elaborado pela equipe da capacitação, com informações sobre produtos beneficiados (fishburgueres, linguiça e almôndega) e orientações para o uso dos subprodutos (da carcaça dos peixes) para realização da produção da farinha de peixes, produto nutritivo com potencial de agregar renda aos pescadores e à comunidade da região.
Um dos focos da capacitação também é fomentar um olhar mais sustentável para com o meio ambiente, apresentando aos pescadores a concepção da preservação do meio ambiente como forma de proporcionar a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na região, bem como desenvolver habilidades técnicas que otimizem o processamento e beneficiamento do pescado, que irão desta forma reforçar o rendimento familiar e da comunidade.
Os encontros da capacitação vão ocorrer entre os dias 29 de setembro e 18 de outubro e é possível a realização da inscrição até o dia 14 de outubro. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo número 3216-7776, do Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN/UFPB). O atendimento é realizado no período da manhã.