Notícias
Últimos dias de submissão de artigos e inscrições para prêmios do VIII Seminário Internacional de Práticas Educativas da UFPB
O VIII Seminário Internacional de Práticas Educativas, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro, no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Mamanguape, recebe inscrições até o dia 15 de setembro para três premiações: 8º Prêmio Paulo Freire de Fotografia, 8º Prêmio Eduardo Coutinho de Vídeo e 6º Prêmio Indígena Nilda Faustino de Projetos Educativos. Até a mesma data também são aceitas as submissões de artigos completos ou resumos estendidos para apresentação em um dos 15 Grupos de Trabalhos do evento acadêmico.
A edição 2023 do Secampo será sediada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS), que celebra 13 anos de trajetória acadêmica.
Sob o tema "Paulo Freire: Educação, Democracia e Esperançar - Resistindo, Reagindo e Recriando a educação na história", o VIII Secampo busca promover reflexões sobre o legado de um dos mais importantes educadores brasileiros e discutir a importância da educação na construção de uma sociedade democrática e esperançosa.
Sobre a motivação para realizar a premiação, o coordenador do evento, professor Paulo Palhano, explica que partiu da Teoria Dialógica e Teoria Crítica de Paulo Freire, que guiam as ações educativas libertadoras do GEPeeeS
“Essa prática pedagógica libertadora exige uma simbiose entre teoria e prática. A educação precisa ser praticada com ludicidade, sendo amorosa, e daí as redes educativas têm utilizado dessas ferramentas para aproximar o educando dos conceitos e produzir sínteses, questionamentos, etc. Assim, os participantes do VIII Secampo vão ter essa opção de vídeos, fotografias e projetos educativos”, detalhou o professor Palhano.
No evento os participantes terão a oportunidade de apresentar seus estudos e visões de mundo nas áreas da educação, tecnologias digitais, direitos humanos, conjuntura política, políticas públicas, fome, desemprego, ecologia e trabalho, com foco no território do Brasil, América Latina, América Central e outros países. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento, com registro ISBN.
A programação do VIII Secampo contempla duas conferências, 15 grupos de trabalho, cinco cursos de formação para a área da educação, além das premiações. O seminário também deve contar com a realização de 10 atos culturais e uma feira literária com lançamentos de livros e conversas com autores, proporcionando um ambiente de troca e compartilhamento de conhecimentos.
“Estamos na expectativa de termos um extraordinário evento, pelo fato do seminário ser internacional, ter garantido aos participantes o certificado de participação e certificado de apresentação de artigo e prêmio”, disse o docente, que afirma ser um diferencial do evento o fato de todos os artigos serem publicados nos Anais contendo ISSN e ISBN.
O evento terá início no dia 10 de outubro, às 19h, com mesa de abertura e atividades culturais com Ritual Toré Potiguara e apresentação musical. Na mesma noite uma mesa redonda tratará dos 13 anos de história do GEPeeeS na UFPB.
Além das atividades acadêmicas, a programação do VIII Secampo também conta com duas ações de de lazer e integração com a natureza, sendo uma caminhada ecológica na Cachoeira do Correntino e uma caminhada ecológica na Escola Indígena Cacique Domingos, localizada na Aldeia Jaraguá, com destino ao Barreiro do Padre, na cidade de Rio Tinto.
O VIII Secampo será realizado de forma híbrida e é destinado a estudantes, professores, pesquisadores, gestores escolares da rede pública e particular, entre outros participantes. A programação detalhada está disponível no site do evento.
Texto: Elidiane Poquiviqui