www.brasil.gov.br

barra

Especialização em Eficiência Energética Automotiva

Encontra-se disponível o resultado da homologação das inscrições do processo seletivo para a participação no curso de Especialização em Eficiência Energética Automotiva.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

-----

A evolução tecnológica desde então, induziu as Escolas de Engenharia, os Institutos Politécnicos e, enfim, as Universidades a buscarem caminhos e reorganizarem seus currículos visando adequarem-se, mais que aos novos conhecimentos, às ferramentas que o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado. Tais ferramentas tecnológicas permitem que um conhecimento antes restrito a uma área específica da engenharia permeie e interfira em um outro ramo antes claramente identificado, agora indefinido.

Como exemplo desta multidisciplinaridade, tem-se o automóvel, antes constituído de um motor, um compartimento de passageiros outro de carga e um sistema de rolamento, produzido com a finalidade única de transporte, incorporou atualizações tecnológicas e soluções oriundas de áreas distintas como aeronáutica, aeroespacial, telecomunicações e computação. Tornou-se, assim, um artefato complexo, com soluções de engenharia que reúnem mais de um campo de conhecimento. Isto requer do engenheiro uma amplitude de saber incompatível com a duração e a profundidade que atualmente a graduação acadêmica propicia.

De acordo com o ministério da fazenda brasileiro, a intenção é potencializar o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira, que representa importante parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do país, nos próximos cinco anos. Além da geração de emprego, os consumidores serão beneficiados, uma vez que poderão adquirir produtos melhores, mais eficientes, modernos, com menos emissões de carbono e a preços menores.

Em relação à eficiência energética, por exemplo, os veículos do novo regime terão de consumir, a partir de 2017, 12% menos combustível do que o valor atual, ou seja, serão mais econômicos. Mesmo prevista para daqui cinco anos, a meta será exigida dos fabricantes como condição de habilitação ao Inovar-Auto.

Neste contexto, a empresa FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES - FCA está implantando, desde 2012, uma unidade industrial para produção de automóveis em Goiana/PE, e criando, assim, um Polo Automotivo na Mata Norte de Pernambuco, o que deve fomentar o desenvolvimento econômico da região com a criação de 8.000 empregos diretos e produção de 200 mil unidades/ano a partir de 2015. A assinatura de um Protocolo de Intenções entre a FCA e a UFPB, em 11/12/2014, celebrou a intenção conjunta de fomentar também, a pesquisa científica e a inovação tecnológica relacionados ao desenvolvimento e produção de automóveis, gerando conhecimento, novas tecnologias, renda, emprego e oportunidades de negócio.

Também, a UFPB, com unidade localizada em torno desse novo polo, assumiu, por sua parte, o compromisso de empreender os maiores esforços para conceder aos seus discentes, em particular, e à comunidade, de um modo geral, uma maior qualificação para atuação do setor automobilístico, por exemplo, por meio da oferta deste curso de especialização. Nesse sentido, identificou-se a oportunidade para oferta do curso de especialização em Eficiência Energética Automotiva como iniciativa pioneira da FCA com a UFPB.

O curso proposto permitirá a formação de pessoas com qualificação especializada para o trabalho, oportunizando aos participantes condições de empregabilidade no polo automotivo da Mata Norte de Pernambuco, bem como a possibilidade de outras empresas deste polo absorverem egressos deste curso para as demandas produtivas e, assim, aumentando sua produtividade e a qualidade de seu sistema operacional.

A UFPB demonstra dessa maneira, ao oferecer este curso, a atenção e o interesse constantes de expandir sua atuação neste eixo tecnológico, a fim de atender a seu projeto, pedagógico e de desenvolvimento institucional, cumprindo seu objetivo social e contribuindo para o desenvolvimento local, por meio da formação de recursos humanos qualificados para essa atividade, atendendo aos anseios da comunidade. Uma visão ampla do automóvel e do mercado automotivo brasileiro será exposta e tendências futuras serão exploradas com o objetivo de auxiliar os profissionais da área na superação dos desafios exigidos pelo mercado visando a constante melhoria dos produtos e processos.

Esse curso  também  conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba - IDEP.

MarcaIDEP redo