Recepção Solidária

Várias universidades utilizam o trote como um projeto mais amplo com caráter educativo, integrado e articulado na busca de uma educação de qualidade para todos, além de proporcionar aos indivíduos definir seus próprios limites de intervenção na sociedade. Neste contexto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em particular o Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) tem como principal objetivo formar um profissional com comprometimento social e com percepção das realidades sociais e não somente formar um profissional para o mercado de trabalho.

Com a realização do trote solidário pretende-se, entre outras ações: integrar os novos alunos com os alunos veteranos; apresentar os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis e os laboratórios do CEAR para os calouros; eliminar os trotes tradicionais entre os alunos do CEAR; integrar os calouros com a realidade da vida universitária e proliferar o sentimento de filantropia.

A Recepção Solidária já aconteceu em todos os períodos letivos desde 2013.1. Para promover a interação dos feras com o ambiente universitário, com os professores e demais alunos curso, as alunos são guiados em um tour de reconhecimento pela universidade e são apresentados os laboratórios do departamento de Engenharia Elétrica, onde são demonstradas atividades práticas. Outra atividade da recepção é a organização de um café da manhã para os professores. Além disso, também são realizadas diversas palestras motivacionais com a presença dos professores, técnicos e convidados. Para finalizar, sempre são realizadas atividades solidárias, como doação de sangue e a arrecadação de alimentos.