Recepção Solidária 2017.1

Durante a primeira semana do período letivo de 2017.1 da UFPB , o Grupo PET-Elétrica realizou mais uma vez a tradicional Recepção Solidária destinada aos alunos ingressantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis. A programação contou com minicursos, palestras, oficinas, arrecadação de alimentos e exposições.

Segunda(17/07) pela manhã, os alunos foram recepcionados pelos membros do PET-Elétrica e dirigidos ao auditório do CEAR(Centro de Energias e Alternativas Renováveis),  onde ocorreram apresentações sobre alguns dos projetos, ramos, programas e empresas existentes dentro da Universidade; a apresentação contou com a presença do PET-Elétrica, Sie Empresa  Júnior, Formula E UFPB e do Ramo Estudantil IEEE. Após esse primeiro momento, os alunos foram conduzidos pelos membros do PET-Elétrica para a EXPOPET, em que ocorreu a exposição de projetos desenvolvidos durante o período de 2016.2 pelos alunos de Engenharia Elétrica.

WhatsApp Image 2017 07 28 at 18.51.53IMAGEM 1 – Feras durante as apresentações no auditório do CEAR.

As palestras ocorreram na Terça (18/07) pela manhã no auditório do CT e contaram com a participação dos Professores Helon David de Macedo, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, e Fabiano Cordeiro Cavalcanti, coordenador do curso de Engenharia de Energias Renováveis, que falaram sobre os cursos do CEAR. Além disso o concluinte Rafael Medeiros palestrou sobre a vida acadêmica e os desafios enfrentados.

.

IMAGEM 2 – Alunos e Professores reunidos após o término das palestras

Na Quarta-Feira(19/07) a tarde os alunos da UFPB tiveram a oportunidade de participar do Startup Grind, evento esse que ocorre mundialmente e pela segunda vez foi trazido para João Pessoa.  O evento que ocorreu no auditório do CEAR contou com a presença Cláudio Piomonte que compartilhou um pouco da sua experiência como empreendedor em tecnologia. Em um segundo momento, Eduardo Novinho realizou um pitch para apresentar a Dado Capital.

Já na Quinta-Feira (20/07) pela manhã ocorreu o tradicional Trote Solidário, em que os Feras de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis arrecadaram alimentos pelo bairro do Castelo Branco. Ao total foram contabilizados 90kgs de alimentos que foram doados para Casa da Criança com Câncer.

WhatsApp Image 2017 07 28 at 19.12.47IMAGEM 3 – Alunos reunidos após a arrecadação de alimentos no bairro do Castelo Branco

A recepção também contou com diversos  minicursos nas mais variadas áreas da Engenharia Elétrica. Durante os dias 17, 18, 19 de Julho o GICA(Grupo de Inteligência Computacional Aplicada) promoveu o minicurso de introdução ao C#.  Além disso, na Sexta-Feira (21/07), foi dado inicio ao Minicurso de Eletricidade Básica destinado aos feras de Engenharia Elétrica, esse que tem como objetivo passar aos alunos ingressantes conhecimentos básicos que são imprescindíveis para o decorrer do curso. Por fim, no Sábado (22/07), ocorreu a Garagem do PET, oficina em que os novos alunos aprendem técnicas para  a confecção de placas de circuito impresso.

WhatsApp Image 2017 07 28 at 19.13.13IMAGEM 4 – Alunos reunidos após a realização da Garagem do PET