Visita ao Polo Automotivo Jeep

No dia 9 de agosto de 2016, o grupo PET – Elétrica UFPB e o grupo Fórmula – SAE visitaram o Polo Automotivo Jeep, situado em Goiana-PE e pertencente ao grupo FCA – Fiat Chrysler Automobiles.

As equipes foram recepcionadas por quatro funcionários da empresa, que se prontificaram a esclarecer as dúvidas e a mostrar o processo de produção dos automóveis.

395c7116 3e20 4e2a b398 0cdd718f7558

Grupo PET - Elétrica.

Inicialmente foi apresentado um pequeno vídeo sobre o planejamento e a construção da planta, que reúne as melhores práticas de fabricação de veículos, chegando a produzir 250 mil carros por ano, e possui um layout inovador, permitindo uma melhor comunicação entre os diferentes setores de operação da fábrica.

Posteriormente os grupos seguiram para a linha de produção, onde foram mostradas a área de prensas e de funilaria. A área de prensas é o coração da fábrica, onde as bobinas de aço viram placas que são cortadas e moldadas para formar portas, capôs, assoalhos, entre outros. Saindo da área de prensas as peças seguem para o setor de funilaria, onde 18 robôs montam a carroceria do carro, aplicando 100 pontos de solda por minuto, e conferindo bom equilíbrio na geometria do carro. Esse setor é bastante flexível, sendo capaz de produzir até quatro modelos diferentes ao mesmo tempo.

A linha montagem não pôde ser vista, pois na oportunidade a empresa estava fazendo alterações, e a parte de pintura não foi mostrada devido à necessidade de se ter um controle químico cuidadoso nesse processo.

93cbdadc 1972 40e4 9d35 13165130af55

Grupos PET e Fórmula-SAE reunidos.

A experiência foi bastante enriquecedora para os alunos do PET e do Fórmula – SAE, que pela primeira vez puderam conhecer uma empresa multinacional deste porte e os processos de fabricação de um automóvel. Além disso puderam observar alguns dos fatores que contribuem para o bom funcionamento de uma empresa, como administração, relacionamento e comprometimento.