PPGER

DEFESA DE PRÉ-BANCA

TRATAMENTO DO RESIDUO DA AGAVE SISALANA PARA A PRODUCAO DO BIOETANOL
Resumo
A producao de biocombustiveis a partir de fontes renovaveis, sustentaveis e economicamente viaveis vem ganhando destaque nas ultimas decadas devido a preocupacao com os problemas de poluicao e reserva finita de combustiveis fosseis. Este trabalho estuda a viabilidade tecnica da producao de bioetanol a partir de residuos de agave sisalana. Os residuos da agave sisalana sao fontes de biomassa rica em polissacarideos e acucares. O pre-tratamento desta biomassa por hidrolise enzimatica e acida para obtencao de acucares fermentaveis, fermentacao alcoolica e destilacao para obtencao de bioetanol sera analisado neste trabalho. O programa de analise experimental, ESTATISTICA 7.0 foi utilizado para a analise do planejamento experimental para a hidrolise acida e ANOVA para o estudo da superficie de resposta. As analises de caracterizacao fisica quimica do bagaco e residuo liquido serao realizados por DRX, MEV, HPLC e analise de acidos graxos redutores e totais por DNS. A fermentacao sera realizados com levedura, Saccharomyces cerevisiae. Os resultados da hidrolise e pre-tratamento foram considerados significativos em sua quantidade de acucares fermentaveis apos a hidrolise. A concentracao de acido e uma variavel significativa para melhorar a eficiencia das variaveis de resposta que sao os acucares redutores pelo planejamento experimental.
Palavras-Chave
Biocombustíveis, Fermentação, Hidrólise ácida e enzimática.

ALUNO: HABILA YUSUF THOMAS

LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR

DATA E HORÁRIO: 07/12/2018, 14H.