www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PROEXT

 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - ProExt

 

O Programa de Extensão Universitária (ProExt) tem como objetivo apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. Criado em 2003, o ProExt abrange a extensão universitária com ênfase na inclusão social.

 


 

 PROEXT 2014

 Projetos ProExt do CEAR sendo realizados em 2014.

 

 

Título do Projeto: Robótica Pedagógica aplicada no apoio à aprendizagem de alunos das Escolas da Rede Pública de Ensino da Grande João Pessoa

Resumo: Este projeto propõe o desenvolvimento de kits didáticos de robótica de baixo custo para o ensino de robótica nas escolas da rede pública de ensino. Os kits didáticos que serão desenvolvidos são baseados na tecnologia GoGo Board que possui sua arquitetura e softwares disponibilizados na Internet. Desta forma, com este projeto pretende promover a interação com as escolas da rede pública de ensino e o curso de Engenharia Elétrica da UFPB de maneira a cativar e motivar os estudantes pela área tecnológica, por meio de experimentos e exposições na área de robótica, além de despertar esses alunos das relações existentes entre as diversas áreas do conhecimento. Contribuindo assim, na melhoria da qualidade de ensino das escolas da rede pública.

Coordenador: Prof. Nady Rocha

Docentes Colaboradores: Carlos Alberto de Souza Filho, Euler Cássio Tavares de Macedo, Juan Moises Mauricio Villanueva.

Discentes: Gabriel Dalmolin, Gilvan da Silva Alves Junior, Pedro Henrique Meira de Andrade, Jonyélison Morais Alves, Raisa Gomes Ponce de Carvalho Rocha, Sheylla Sulamyta Monteiro Pinto, Jonathan Jefferson Pereira Moura, Thiago Lima de Menezes, Mariana Rodrigues Villarim, Jordan da Silva Floriano.

Período de Realização: 01/01/14 a 31/12/14.

 

Título do Projeto: Estimação Da Cobertura De Televisão Digital No Município De João Pessoa Como Ferramenta Para A Inclusão Social Por Meio De Soluções De Hardware De Baixo Custo

Resumo: No ano 2007 entrou em operação o padrão brasileiro para Televisão Digital Terrestre, denominado originalmente de Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e atualmente conhecido internacionalmente como Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial (ISDB-Tb) ou International System for Digital Television (ISDTV). O SBTVD estabelece os prazos para a implementação da Televisão Digital Terrestre no território nacional. Especificamente na cidade de João Pessoa/Paraíba, a data do apagão analógico será realizada no ano 2016. Uma das vantagens da implantação da Televisão Digital é a inclusão social, principalmente nos setores de saúde, educação, e governo. Entretanto, para o êxito deste objetivo requer-se uma adequada cobertura para as diversas áreas geográficas da cidade, cuja recepção da imagem e da qualidade do serviço são comprometidas devido a uma falta de planejamento na cobertura, ausência de equipamentos para reproduzir o sinal em locais com alta taxa demográfica. Neste cenário, este projeto tem como objetivo realizar um mapeamento geográfico do sistema de recepção da televisão digital em locais vulneráveis da cidade de João Pessoa, tais como escolas, hospitais, universidades, órgãos do governo e locais de extrema pobreza. Para este propósito foi feita uma parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. A partir destes resultados, espera-se propor metodologias de soluções de hardware de baixo custo para o sistema de recepção, como por exemplo as antenas de recepção, tipos de decodificadores usados (Set-Top-Box), topologia adequada de rede para canal de retorno (internet, WiFi, Celular) e interatividade (Ginga-J e Ginga-NCL).

Coordenador: Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva

Docentes Colaboradores: Rafael de Sousa Marinho, Fabricio Braga Soares de Carvalho, Euler Cássio Tavares de Macedo.

Colaboradores: Elder Helon Tavares Nogueira, Joabe de Moraes Brasil.

Discentes: Bolsistas: Thiago Nobrega, Higo Silva, Jose Henrique Silva de Oliveira; Voluntário: Ullises Monteiro.

Parceiros: Universidade Federal de Campina Grande; Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro; Universidade Federal de Juiz de Fora.

Período de Realização: 01/01/14 a 31/12/14.

 

Título do Projeto:  Uso de Energia Solar na Produção de Eletricidade para Irrigação de Áreas de Agricultura Familiar

Resumo: A agricultura familiar desempenha um importante papel na economia e sociedade brasileiras. No entanto, a produção familiar somente é viável e rentável desde que se adotem tecnologias de forma racional e organizada de maneira que seus produtos possam competir com os dos grandes produtores nacionais e internacionais. Neste sentido, o uso de energia solar fotovoltaica se torna uma importante ferramenta para redução dos custos do processo de produção, visto que esta é uma forma de energia mais barata e de fonte perene. O objetivo principal desta proposta é apresentar à população dos Municípios de Areia, Mamanguape e Boqueirão a possibilidade do uso da energia solar fotovoltaica como meio de suprir a demanda de energia elétrica utilizada na irrigação do plantio de culturas frutíferas e hortaliças. Como resultados desta ação de extensão espera-se o empoderamento e difusão desses conhecimentos e da tecnologias adotados pela comunidade de forma continuada e disseminada.

Coordenador: Prof. Zaqueu Ernesto da Silva

Docentes Colaboradores: José Felix da Silva Neto, Kelly Cristiane Gomes da Silva, João Marcelo Dias Ferreira, José Mauricio Alves de Matos Gurgel, Maurício Javier de Leon e Roseilton Fernandes dos Santos.

Discentes: Alex Santos de Deus, Bruna Lívia de Oliveira Almeida, Camilla Pereira Soares, Daniel Suênio de Almeida Diniz, Danilo Ferreira Queiroz, Elayne Holanda Madruga, Gabriel Henriques Duarte Vieira, Nicoli Moreira Marden Torres, Rafaela Ramos Barbosa, Rafaella Sales Mendes, Ruan Carlos Marinho de Sousa, Sandro Alves de França e Eriane Guedes da Silva.

Período de Realização: 01/01/14 a 31/12/14.