Semana Acadêmica do CEAR 2016.2

Durante semana de início as aulas, de 17 a 21 de Janeiro, o Centro de Energias alternativas e Renováveis da UFPB realizou pela 9vez a Semana Acadêmica do CEAR, promovendo a recepção solidária aos calouros do CEAR. O evento recepciona os feras através de diversas atividades distribuídas na sua programação: palestras, minicursos,  a II Expopet  e o trote solidário.

SAC 9Mesa formada pelos pelos coordenadores dos curso CEAR e Tutores do PET Elétrica

O início da recepção foi realizada no auditório do Centro de Tecnologia, onde os coordenadores dos curso de Engenharia Elétrica professor Helon Macedo e de Engenharia de Energias Renováveis prof. Fabiano Cordeiro apresentaram os cursos. Seguido de palestras com o professor Paulo José Vodianitskaia sobre "Energia Renovável e Sustentabilidade" e Zariff Meira Gomes, sobre as "Dificuldades e Desafios Superados durante a Carreira Acadêmica".

SAC 7

Discentes durante palestra.

O evento é realizado com auxílio do grupo PET Elétrica, Programa de Educação Tutorial que faz parte dos programas de extensão do CEAR e contribui desde a primeira edição da Semana Acadêmica CEAR.

Na quarta-feira  foi feito um tour pela UFPB mostrando os principais laboratórios do centro e locais importantes para a vida acadêmica, como a Biblioteca Central e a Central de Aulas. Além disso,houve a realização da II Expopet, que tem como objetivo expor projetos desenvolvidos nas disciplinas dos cursos de graduação. Nessa edição foram apresentados os projetos de um Aerogerador, Bobina de Tesla, Controle de Iluminância residencial, sensor de temperatura Sem Toque, Stop Buzzer e um Dispositivo para Aumento da Cognição em Crianças Autistas.

DSC 0161 Discente Nickson Lourenço da graduação em Engenharia Elétrica realiza apresentação de projeto na II Expotec.

Este semestre, realizamos arrecadações de alimentos para doação, confira no vídeo a ação promovida pela Semana Acadêmica do CEAR 2016.2, evento que recepciona os calouros através de diversas atividades distribuídas na sua programação.

Na quinta-feira os alunos ingressantes se reuniram para participar do Trote Solidário, buscando doações de alimentos com os moradores do bairro Castelo Branco.

SAC 20Feras participantes do Trote Solidário 2016.2 junto a alunos do grupo PET Elétrica.

Encerrando a programação foram realizados os minicursos de Introdução a Veículos Elétricos e Supervisão e Controle Utilizando Indusoft e Arduino na sexta-feira, e no sábado ocorreram aGaragem do PET: Oficina de Confecção de Placas de Circuito Impresso direcionada para os feras, e os minicursos de Introdução à NR10 e Editor de Textos LaTeX. Todas essas atividades totalizaram 68 alunos participantes.

recepçãoPalestra durante mini-curso com o professor Euler Macêdo.

Para participação dos mini-cursos promovidos foram solicitados junto a inscrição a doação de alimentos. Juntamente com a quantidade arrecadada nos minicursos foram contabilizados 144 Kgs de alimentos, que foram doados ao Hospital Padre Zé.

IMG 20170131 WA0027

Entrega realizada pelos alunos no Hospital Padre Zé.

IMG 20170131 WA0026

144 quilos de alimentos arrecadados durante a Semana Acadêmica CEAR

Assista com foi realizada a ação de arrecadação de alimentos.

A Semana Acadêmica do CEAR contribui para a integração dos alunos com a Universidade Federal da Paraíba e através de sua programação e participação de alunos através do PET Elétrica promove a integração dos novos alunos com os seus respectivos cursos de graduação, motivando através de exemplos e auxiliando-os na busca de conhecimentos para se tornarem Engenheiros mais completos e competentes.

Fotos: Dennisy Silva/PET Elétrica UFPB

Texto: PET Elétrica UFPB