Mulheres de Energia - Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres se aproxima, nesta data especial, comemorada mundialmente, buscamos conhecer um pouco mais da história e pensamentos das mulheres que fazem parte do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB.

Como uma forma de homenagem, selecionamos cinco mulheres para falarem um pouco sobre si e sobre o mundo onde estão inseridas.

Cristiane Silva, Engenheira Eletricista, carrega em seu currículo muita experiência, dedicação ao trabalho e ao estudo. Atualmente, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEAR, a engenheira Cristiane é um exemplo para as mulheres que persistem nos seus sonhos e lutam para conquistar seu espaço no mundo.

CEAR MULHER 01 01

A engenheira nascida na Paraíba, passou vários anos após se formar, fora do seu Estado de origem, se dedicando ao mercado de trabalho. Sua vontade de vencer as dificuldades da vida vem desde muito cedo, nascida em uma família de origem simples, ela não permitiu que seus sonhos fossem diminuídos ou abandonados diante as dificuldades.

Além de se dedicar ao trabalho, Cristiane sempre buscou se manter atualizada quanto aos estudos e é conhecida pela sua disciplina e foco. Mestranda em Engenharia Elétrica, ela tem no currículo um MBA em Gerência de Projetos, além das publicações e pesquisas realizadas.

Conversamos sobre o que é ser mulher, que em sua visão “É ser multitarefa, ter a delicadeza das flores e a força de uma rocha, para vencer os obstáculos que a vida impõe diariamente”. Ela cita os fatores importantes, de acordo com sua experiência, para ter uma carreira profissional: “O profissionalismo, a resiliência, o foco e a fé, foram fatores fundamentais para construir uma carreira sólida e obter reconhecimento profissional. ”

Cristiane justifica sua escolha de retorno temporário ao meio acadêmico “Atualmente, sou aluna do Mestrado do CEAR, fiz essa escolha com objetivo de galgar mais degraus profissionalmente. Para qualquer profissional se manter no mercado é preciso estar sempre em sintonia com os avanços tecnológicos

Responsável por grandes projetos, incluindo plantas industriais nos setores de Mineração e Siderurgia, ela afirma que por ser mulher, necessitou trabalhar inúmeras vezes a mais para afirmar a sua capacidade, “Para vencer os desafios profissionais e pessoais do dia a dia.”

A engenheira Cristiane motiva não apenas mulheres, mas todos aqueles que desejam ser um grande profissional, e ensina: “Pensar positivamente e nunca desistir foi fundamental. Eu acredito que tudo é possível desde que, tenhamos dedicação suficiente e humildade para buscar conhecimentos inclusive das pessoas mais simples. ” Ela finaliza afirmando a escolha certa de sua profissão e o orgulho de se destacar como mulher e profissional.

Entrevista na íntegra:

Como é ser mulher e atuar na Engenharia?

Ser mulher é ser multitarefa, ter a delicadeza das flores e a força de uma rocha, para vencer os obstáculos que a vida impõe diariamente.

Durante os anos que tenho atuado no mercado de trabalho, como Engenheira Eletricista e Gerente de Projetos e Obras, o profissionalismo, a resiliência, o foco e a fé, foram fatores fundamentais para construir uma carreira sólida e obter reconhecimento profissional.

Oportunidades conquistas na carreira?

Eu nasci numa família muito simples, e concluir o curso de Engenharia Elétrica foi a minha primeira grande conquista. Eu fui a primeira pessoa da minha família a ter curso superior. Iniciei a minha carreira como Engenheira Eletricista aos 22 anos. Com 29 anos de idade eu consegui o meu primeiro cargo de Gerência. As minhas conquistas profissionais foram obtidas com muito trabalho, estudo e dedicação.

Eu possuo MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e Certificação PMP®, pelo Project Management Institute. Eu fui responsável por grandes projetos, inclusive de plantas industriais nos setores de Mineração e Siderurgia. Atualmente, sou aluna do Mestrado do CEAR, fiz essa escolha com objetivo de galgar mais degraus profissionalmente. Para qualquer profissional se manter no mercado é preciso estar sempre em sintonia com os avanços tecnológicos.

Ser mulher diferenciou/ou auxiliou em algo?

Por ser mulher tive que trabalhar muito para demonstrar ter capacidade para vencer os desafios profissionais e pessoais do dia a dia. Um jargão que utilizamos diariamente nas empresas é a expressão: “para viver é preciso matar um leão todos os dias...”. No caso das mulheres, são dois leões. Um leão no trabalho e outro em casa.

No meu caso pensar positivamente e nunca desistir foi fundamental. Eu acredito que tudo é possível desde que, tenhamos dedicação suficiente e humildade para buscar conhecimentos inclusive das pessoas mais simples.

Você é satisfeita com sua vida?

Sim. Sou feliz e agradeço a Deus todos os dias por ter escolhido a profissão certa e por nunca ter desistido, apesar de todas as dificuldades que passei.