Mulheres de Energia - Dia Internacional da Mulher

Hoje, na série Mulheres de Energia, conhecemos a professora Flávia de Medeiros Aquino.  A Engenheira-professora sempre busca ser gentil com os seus alunos e reconhecida pela sua disponibilidade e dedicação a diversas atividades. Sempre oferece um sorriso aqueles que a procuram e além do seu currículo destacado pelas formações, encontra tempo para desenvolver atividades de apoio a crianças e famílias de comunidades carentes.

CEAR MULHER II 01

A professora é licenciada em Química (IFPB, 2008) e engenheira de petróleo (UFRN, 2015). Fez o Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (UFRN, 2009) e o Doutorado sanduíche em Ciência e Engenharia de Materiais (UFRN, 2012; Universidade de Aveiro, Portugal, 2012).

Flávia tornou-se professora UFPB do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) no ano de 2012 e afirma “Mesmo sendo a professora “caçula” do Departamento, sempre tive o respeito dos meus colegas de trabalho e dos alunos, e isso não tem preço.”  Ela nos conta sobre a sua formação, que contribuiu não apenas na sua carreira profissional, mas na sua construção como ser humano e mulher. “Entrei no curso de Química depois de ter sido reprovada em três tentativas para Medicina no antigo PSS (Processo Seletivo Seriado da UFPB). ”

A sua insistência e dedicação trouxeram frutos através da identificação de um professor de sua habilidade como pesquisadora “No quarto período do curso, um professor, vendo minha vocação para a pesquisa, me convidou para começar os estudos. Fiquei encantada com todo o conhecimento adquirido naquele momento. ”

Mesmo com as atividades de final de curso, a professora Flávia não reduziu seus planos para o futuro, decidiu entrar na seleção para o Mestrado em outro Estado e foi aprovada, tomando o desafio de continuar seus estudos longe de casa. “No último período do curso de Química, eu estava fazendo meu estágio no Lyceu Paraibano (seis aulas por dia, de segunda a sexta, durante oito meses), sendo aluna de iniciação científica e terminando o trabalho de conclusão do curso. Fiz seleção para o Mestrado em Natal e aos 22 anos tive minha primeira experiência de morar longe da família. “

11924266 866976303396806 7646293314476110688 n