www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Mulheres de Energia - Dia Internacional da Mulher

No último dia da Série Mulheres de Energia, iremos conhecer Andréa Mesquita de Mendonça Cunha, assistente em Administração do CEAR, Mestre em Jornalismo e especialista em Linguística.

newproject 1 original

Andréa realiza seu trabalho junto a Direção do Centro, atendendo as necessidades dos discentes do CEAR e auxiliando toda a comunidade acadêmica. Formada em Jornalismo pela UFPB, Mestre em Jornalismo também pela UFPB, o seu trabalho de dissertação resultou na primeira edição da revista FocuSolar do CEAR. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e especialização em Linguística pelo PROLING da Universidade Federal da Paraíba (2011).

A Revista FocuSolar é uma produção de orgulho para o CEAR, com a exibição de um conteúdo diverso sobre as pesquisas e produções do CEAR. Andrea nos explica que nunca houve uma diferenciação em suas oportunidades devido ao seu sexo “Não trabalho com engenharia, trabalho no setor administrativo do CEAR, sou secretária e agente de pessoas da direção do Centro. Em relação ao sexo feminino isto não diminui em nenhum aspecto minha capacidade de produção e raciocínio na execução das atividades laborais no CEAR”.

IMG 20170310 WA0029

Ela faz planos para seguir desenvolvendo seus estudos “Após ter oportunidade de concluir o mestrado, pretendo continuar me qualificando e ingressar no doutorado”.

Questionamos Andrea em relação ao que para ela é ser mulher: “Para mim, ser mulher nunca foi nem será obstáculo para seguir em frente, muito menos, porta de entrada. Antes de ser mulher, sou ser humano com capacidade de raciocínio e força para lutar e atingir meus objetivos.”

IMG 20170310 WA00271

Para Andrea, viver plenamente é essencial e aconselha: “A vida é construída por desafios, que são superados a cada dia. Eu sempre tenho o desejo de avançar, não tem sentido impor limites para sua satisfação, seja ela pessoal ou profissional”.