Aluno do CEAR tem trabalho indicado para concorrer a prêmio nacional

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, será representado na 14ª Edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, pelo bolsista Jocélio Jairo Vieira Filho. O trabalho intitulado “Avaliação do Desempenho de Materiais Alcalinamente Ativados frente à Reação Álcali-Agregado: Avaliação das Propriedades Mineralógicas e Microestruturais", foi indicado a concorrer ao prêmio através da Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB.

De acordo com a professora e orientadora Kelly Cristine Gomes, a pesquisa consiste em “desenvolver e avaliar um material alcalinamente ativado frente à reação álcali-agregado, ou seja, avaliar o potencial desse material como agente mitigar desse tipo reação”. Reação Álcali-Agregado é um termo usado para se referir a um tipo reação deletéria que danifica as estruturas de concreto.
“O objetivo principal da pesquisa é desenvolver um material que possa recuperar a estrutura atingida, mitigando a reação deletéria, ou até mesmo sendo o substituto do cimento nessas estruturas”, destaca.
O projeto surgiu de uma parceria entre a Universidade e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) através de um Projeto P&D+I coordenado pelo professor Sandro Marden e do qual a professora orientadora é integrante. Segundo Kelly Gomes, “a partir de um projeto P&D+I, passamos a avaliar o potencial de aplicação de outros tipos de materiais que pudessem mitigar uma reação deletéria tão comum em estruturas de concreto, e o Material Alcalinamente Ativado (MAA) despontam como uma boa alternativa, pois podem por si só recuperar vários tipos de estruturas, além de apresentarem elevadas propriedades em termos de resistência, estabilidade térmica, durabilidade em meios agressivos, além de serem amigáveis ao meio ambiente em termos de emissões de CO2.”
A professora ressalta a importância dessa indicação e apesar das dificuldades enfrentadas pela equipe, se mostra bastante motivada para o desenvolvimento das várias pesquisas realizadas pelo seu grupo na Universidade e, em especial, no CEAR. “É com grande satisfação que a equipe recebe esta indicação. Ela é o resultado de muito esforço, dedicação, compromisso e responsabilidade de uma equipe, aqui representada pelo Jocélio. O trabalho indicado faz parte de um projeto muito mais amplo que envolve estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado. Essa indicação foi recebida por todos da equipe com orgulho e com uma grande satisfação para mim como orientadora e para o Jocélio, que é um aluno de graduação muito aplicado. Temos orgulho do nosso trabalho aqui no CEAR e esperamos continuar contribuindo para a melhoria e desenvolvimento do nosso Centro”.
O prêmio foi criado em 2003, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para reforçar e premiar os bolsistas em iniciação científica, com o objetivo inicial de despertar os jovens para a ciência. A partir de 2012 foi ampliado para incentivar a inovação tecnológica. Os programas institucionais voltados aos estudantes do ensino superior participantes são: PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI, PICME e os prêmios são divididos em duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica e Mérito Institucional. O resultado será divulgado pelo CNPq no dia 19 de maio de 2017.