Pesquisa inovadora é destaque nas mídias

A pesquisa desenvolvida pelo professor do departamento de Engenharia Elétrica Antonio Augusto Lisboa de Souza junto ao professor Emmanuel Dupouy do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi destaque na mídias devido ao ineditismo do tema. Com o objetivo de atender a necessidade crescente de uma internet mais veloz e estável para conceber o 5G (Quinta Geração de sistema sem fio).

Desenvolvida com o apoio oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a pesquisa foi desenvolvida RFWild - Measurements, Modeling & Microelectronics (Laboratório Multiusuário para a Caracterização Experimental de Dispositivos Semicondutores e Circuitos Integrados Analógicos e Mistos). Apresentamos a seguir trechos das matérias e onde encontrá-las de forma integral.

Pesquisadores da Paraíba criam equipamento inédito no Brasil para tecnologia 5G

17389136280003622710000

"Pesquisa apoiada pelo apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações visa estimular desenvolvimento de projetos para que, com o advento do 5G, a internet oferecida seja melhor."

"Os professores Emmanuel Dupouy e Antônio Augusto, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), respectivamente, pesquisaram e desenvolveram um oscilador CMOS 50 GHz, equipamento presente em meios de comunicação e que está incluído em pesquisas para a implementação da quinta geração da telefonia móvel (5G) no Brasil. A pesquisa recebeu o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que, desde o início de 2017, vem praticando ações para incentivar pesquisas nos principais eixos do Plano Nacional de Internet das Coisas e do 5G."

Disponível em: Portal Correio. Publicado em 16 de março de 2017. Acessado em 31 de março de 2017.

Pesquisadores da Paraíba estudam tecnologia 5G

Pesquisadores da Paraíba estudam tecnologia 5G G1 Paraíba JPB 1ª Edição Catálogo de Vídeos Mozilla Firefox

Reportagem exibida em canal de tv aberta e disponibilizada no site.

Disponível em: Jornal da Paraíba. Publicado em 31 de março de 2017. Acessado em 31 de março de 2017.