CEAR sedia evento internacional em comemoração à plataforma Arduino

Durante o último sábado (01), o Programa de Educação Tutorial de Engenharia Elétrica (PET-Elétrica) do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, promoveu a segunda edição do Arduino day. O evento ocorre simultaneamente em todo o mundo em comemoração ao aniversário da plataforma Arduino.

Criado em 2005, o Arduino é uma plataforma para prototipagem eletrônica de código aberto (Open-Source), utilizada para o desenvolvimento de sistemas interativos independentes. Os campos de atuação são imensos, podendo ter aplicação em segmentos da engenharia, robótica, etc. Foram oferecidas diversas atividades como minicursos, palestras e exposições para um público de estudantes do ensino médio, superior e professores. A estudante Silvana Araújo resolveu se adiantar no conhecimento a respeito da plataforma para poder utilizá-la, “Eu faço curso de Análise e desenvolvimento de sistemas em uma universidade privada aqui de João Pessoa e nós vamos usar Arduino nos próximos períodos e eu vim antecipar o conhecimento para a disciplina de eletrônica”. Para ela a realização de eventos como este é indispensável para as pessoas que não conhecem, mas buscam compreender o que é o Arduino para fazerem uso dele, “você ter o conhecimento inicial vindo da universidade é super interessante e muito importante”.

Uma das palestras foi a Introdução ao Arduino, onde os participantes receberam noções básicas sobre a utilização do dispositivo. De acordo com Luís Eduardo, integrante do grupo PET-Elétrica e palestrante, “trazer um evento desses para a universidade é muito impactante porque é um conhecimento que hoje se faz necessário no mercado, tanto para o pessoal da graduação, que estarão partindo para o mercado de trabalho, quanto para os do ensino médio, pois o Arduino é uma plataforma muito fácil de se trabalhar”.

Outro ponto observado no evento foi a integração de outras áreas de atuação onde a aplicação da plataforma se mostra como alternativa viável para suprir determinadas demandas. A Pedagoga Signe Silva ressalta as necessidades de comunicação e conhecimento das linguagens do futuro, “eu me propus a estar aqui para perceber a possibilidade da aplicabilidade do Arduino nos nossos programas de desenvolvimento, porque é uma plataforma acessível que gera uma libertação, dentro da perspectiva de que você tem que aprender uma nova linguagem, ou seja, a linguagem de programação”. A partir de ideias relacionadas as questões de tecnologia, busca-se através do Arduino, uma interação para o desenvolvimento e programação de produtos. “Eu trabalho com tecnologia educacional e fico pensando até que ponto o Arduino pode me ajudar a dialogar com o programador para criação de soluções educacionais. Então, eu acho fantástico”, destaca Signe.

O evento trouxe uma grande oportunidade para os seus admiradores, mas também possibilitou a participação de outros segmentos da sociedade, cumprindo seu papel de difundir o conhecimento.

Ascom CEAR