Estudante de graduação do CEAR ganha bolsa em instituição internacional

A aluna de Engenharia Elétrica, Luanna Maria Silva de Siqueira foi selecionada para participar de um estágio em pesquisa na University of Regina, SK, Canadá.

luana

O intercâmbio é promovido pelo programa MITACS, que oferece a possibilidade de estágio nas melhores universidades e instituições do Canadá com o objetivo de estimular e aperfeiçoar os estudos e pesquisas científicas e tecnológicas, visando qualificar os estudantes. São ofertadas cerca de 400 vagas para os países que participam do programa. A seleção é online e ocorre através da avaliação do currículo do candidato, histórico, carta de recomendação e entrevista.

De acordo com Luanna, “O interesse em participar do programa surgiu a partir da experiência no Ciência sem Fronteiras (CsF). Isso me impulsionou a buscar novas oportunidades de estudo no exterior. Eu tomei conhecimento do programa MITACS através do professor Euler Macêdo, professor do Departamento de Engenharia Elétrica do CEAR, e eu prontamente me inscrevi e depois de um do longo processo, fui selecionada”. Diferente do Ciência sem Fronteiras, que disponibilizava uma enorme quantidade de vagas, o MITACS possui um número bem restrito e é mais criterioso na seleção. Como o Brasil encerrou a parceria com o programa, ele se tornou mais seleto ainda. Dos cerca de 200 estudantes brasileiros inscritos, apenas 14 foram selecionados.

Um programa como esse tipo de proposta é bastante importante para os alunos de Graduação que buscam desenvolver projetos de iniciação científica, trazendo benefícios não apenas acadêmicos, mas também contribuindo para o crescimento profissional e pessoal. Segundo a estudante Luanna, “outro ponto positivo de programas de intercâmbio é a motivação que o aluno cria a manter-se no curso. No começo do curso, muitos estudantes acabam se frustrando devido a alta carga teórica inicial, resultando numa alta evasão escolar. Apesar do caminho inicial ser tortuoso, o curso vai se tornando cada vez mais interessante, com laboratórios e aulas praticas, além de diversas oportunidades que surgem durante o curso, como um Intercâmbio. No fim, percebe-se que todo o trabalho duro e dedicação ao longo do curso realmente trazem resultados”. O estágio tem duração de três meses e será iniciado no mês de maio deste ano. Experiências como a da estudante mostram que o envolvimento do aluno com as atividades acadêmicas é imprescindível, principalmente para aqueles que pretendem seguir no Mestrado e Doutorado em instituições de outros países.