Curso do CEAR adquire cadastro junto ao CREA-PB

O curso de Engenharia de Energias Renováveis do CEAR-UFPB foi cadastrado no último dia 30 no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB). A partir de agora, os estudantes que fazem parte do curso poderão, depois que concluírem, realizar seu registro junto ao órgão para que possam desenvolver atividades no setor privado.

IMG 20170504 113421062 HDR

O curso surgiu em 2011, ano de criação do Centro de Energia Alternativas e Renováveis, mas sua primeira turma foi iniciada em 2012. De acordo com o professor Fabiano Cordeiro, coordenador do curso, esse cadastro se deu depois de um longo processo iniciado em dezembro de 2015, “quando eu assumi a coordenação percebi que faltava esse cadastro no CREA, então nós assumimos a tarefa de protocolar esse pedido. Juntamos a documentação necessária e fizemos a solicitação.” Dos cerca de 19 cursos de energia no Brasil, pesquisados pelo professor no final de 2015, 5 eram voltados a energias renováveis, sendo o curso que integra o CEAR o segundo mais antigo do país, atrás apenas da Unipampa. Por ser um curso novo houveram algumas restrições que atrasaram o processo de cadastro no que diz respeito às atribuições profissionais, pois no momento em que o processo foi protocolado, “não existia na base de títulos do CONFEA a atribuição para o Engenheiro de Energia, nem tampouco para o de Energias Renováveis”, relata o professor Fabiano. Ou seja, por não haver nenhuma decisão por parte do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), os Conselhos Regionais buscavam soluções provisórias, enquanto não havia uma norma para regulamentação, o que acarretou mais atraso.

O processo passou inicialmente na câmara de elétrica, onde foi dado um parecer com atribuição provisória, o segundo conselheiro da plenária concordou com o parecer anterior e nesse período de tramite processual o CONFEA criou uma resolução regulamentando a profissão do Engenheiro de Energia, colocando inclusive as atribuições e inserindo na sua tabela de títulos profissionais. De acordo com o professor Fabiano, “a decisão da plenária de aprovar o parecer com uma atribuição provisória já estava revogada pelo fato de haver a resolução que regulamentava a profissão e os conselheiros não perceberem, então foi necessário entrar com um pedido de reconsideração mostrando que a resolução havia sido implementada”.  Atualmente, as atividades e competências profissionais do "Engenheiro de Energia" seguem as normas da Resolução N. 1076, de 05/07/2016, do CONFEA.

O curso de Engenharia de Energias Renováveis possui cerca de 250 alunos e haverá a formação da primeira turma no final desse semestre. “O cadastro veio na hora certa, pois teremos agora em junho a colação de grau da primeira aluna formanda do curso, então foi no momento exato”, destaca o professor. Outro ponto que merece destaque é o reconhecimento do curso a nível nacional, uma vez que o CONFEA reconhece e estabelece uma resolução com as atribuições da profissão para desenvolver suas atividades no setor privado, seguida pelos órgãos regionais, além de proporcionar segurança com o credenciamento, pode atrair mais estudantes que se interessam pela área, aumentando a oferta de profissionais capacitados para as atividades.

O coordenador do curso, professor Fabiano reforça que o centro também é beneficiado diretamente com essa conquista, “isso vai fazer com que o aluno sinta-se seguro para se inscrever em nosso curso, vai aumentar a qualidade do aluno, não só em termos quantitativos, mas qualitativos e isso para o centro é muito bom.” Os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias Renováveis que fazem parte do CEAR buscam inovação e desenvolvimento através do conhecimento produzido na academia para formar estudantes e capacitá-los para atender as demandas profissionais e sociais.