Alunos do CEAR são selecionados por programa de Capacitação Internacional da FCA e Universidade de Oakland/USA

A seleção promovida a partir da parceria em a Fiat Crysler Automobiles e a Universidade de Oakland disponibilizou seis vagas, para alunos do último ano da graduação e da pós-graduação entre os quais, os mestrandos Caio Luiz Gomes de Sousa Alves e Rafael de Melo Silva Santos, alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica foram selecionados para a capacitação.

DSC 0847

Figura 1 - Professores felicitam alunos pela aprovação

A seleção foi realizada na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade Federal de Campina Grande. Além dos pré-requisitos solicitados como a formação acadêmica, proficiência na língua inglesa, conhecimento do ambiente computacional Matlab/Simulink, Programação em linguagem C e Micro controladores, os candidatos também foram avaliados em: Conhecimento em Sistemas de Controle Powertrain, vivência acadêmica em monitorias, estágios e/ou projetos relacionados com a área automotiva, citados como exemplo o Fórmula SAE Elétrico.

O processo seletivo consistiu de inscrição, prova de conhecimentos básicos e entrevistas nas línguas portuguesa e inglesa sobre conhecimentos específicos. Os conhecimentos avaliados e requeridos são algumas das propostas promovidas pelos projetos e pesquisas desenvolvidos no CEAR pelos docentes do curso de Engenharia Elétrica.

A aprovação dos engenheiros Caio Luiz Gomes de Sousa Alves e Rafael de Melo Silva Santos foi comemorada junto aos seus orientadores prof. Dr. Juan Villanueva e Prof. Dr. Euler Cássio Tavares de Macêdo respectivamente, no laboratório do Grupo de Inteligência Computacional Aplicada - GICA, de onde fazem parte, além de contar com a presença dos professores Dr. Yuri Percy Molina e Dr. Helon Macedo Braz, e os alunos da graduação e pós-graduação do laboratório. A partir de sua estrutura, o GICA que é administrado pelo prof. Dr. Juan Villanueva, promove aos discentes e docentes um ambiente estimulante, unindo projetos e pesquisas de diversas áreas à convivência entre discentes e profissionais, sendo este um momento de felicidade coletiva.

DSC 0838

Figura 2 - Alunos contemplados com intercâmbio junto aos professores e alunos integrantes do laboratório GICA.

O Programa de Capacitação Internacional em Engenharia Automotiva focado em Engenharia Powertrain – Sistemas Embarcados, Software e Controle, sediado em Auburn Hills(EUA) terá duração de oito meses, sendo 4 meses cursando disciplinas na Universidade de Oakland e 4 meses em estágio profissional no Centro de Treinamento da Chrysler.