Parceria proporciona aquisição de braço robótico para o CEAR

A parceria entre o Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB e a COMAU Systems, possibilitou a instalação do equipamento que permite desenvolver as atividades similares a uma célula produtiva instalada em uma indústria. De acordo com o professor Alexsandro José Virgínio dos Santos, um dos responsáveis pelo equipamento, “um manipulador é uma máquina versátil, tratando-se de uma ferramenta profissional usada em indústrias de ponta. Seu uso é justificado em tarefas repetitivas e que precisem de movimentos complexos, como montagens de produtos, além de tarefas perigosas e insalubres, como soldagem ou pintura.” Dominar esta tecnologia, tanto no desenvolvimento quanto na operação, é de imensa importância na formação de um engenheiro eletricista.

Inicialmente, a ferramenta será utilizada em disciplinas de Controle e Automação do curso de graduação em Engenharia Elétrica no modo standalone (operação do robô), incluindo atividades da pós-graduação e, posteriormente, a outros cursos. “O passo seguinte é integrar o manipulador a outros equipamentos do LAC (Laboratório de Automação e Controle) através de redes industriais e CLPs para o ensino de sistemas industriais mais completos.”, destaca Alexsandro. A ferramenta também possibilitará que os desenvolvedores da Universidade possam sugerir soluções para o mercado, através da reprodução idêntica, em laboratório, dos problemas reais que acontecem na indústria. Além disso, “as atividades de pesquisa podem ser beneficiadas pela possibilidade de validação real de algoritmos que, agora, podem funcionar fora de ambientes virtuais.”, reforça.

O equipamento é idêntico ao usado em indústrias, em especial da fábrica da JEEP Motors, instalada em Goiana, Pernambuco, é um diferencial para o CEAR em relação a outras instituições de ensino e, além dessa oportunidade oferecida aos estudantes, poderá gerar novas parcerias com o mercado produtivo, a partir do conhecimento fornecido. Segundo o professor Alexsandro, “o Departamento de Energia Elétrica possui uma série de ações envolvendo a indústria automobilística. De forma natural e sinérgica, surgiu a viabilização da aquisição de um manipulador que é usado em indústrias de automóveis.”

A Comau Sytems iniciou suas atividades em Pernambuco há 3 anos para atender a implantação da fábrica da Jeep e consequente necessidade de abertura de uma unidade da Comau na região, com o objetivo de buscar parcerias na região para impulsionar a indústria e a cultura da inovação. Para Paulo Nascimento, Engenheiro da Comau, a parceria entre a empresa e o CEAR é fundamental, não só na aproximação da comunidade com a atual realidade da indústria e o despertar do interesse dos alunos e professores para as novas tecnologias Comau. Mas, “nos permite programar cursos externos em um ambiente muito mais didático e amigável para a sociedade, para que possamos juntos disseminar com mais amplitude os produtos Comau e auxiliar na formação de novos profissionais.”

Através da aplicação de “tools”, que são ferramentas montadas no braço do Robô, também é possível realizar solda, carregamento, “paletização”, entre outras. A partir de agora, será possível realizar atividades acadêmicas e possíveis treinamentos completos desde o nível básico até o avançado.

Ascom/CEAR