[Setembro Amarelo] A Importância da Saúde Mental nos Alunos de Engenharia e Ciências

O Ramo Estudantil IEEE da UFPB, em Parceria com o Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS), da UFPB; Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW); Professores de diversos departamentos da mesma instituição, além do apoio da Magnífica Reitora Margareth Diniz, tem a honra de convidar estudantes, professores, profissionais da área acadêmica e público em geral a participar de uma mobilização para a Conscientização da Promoção da Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio no Meio Acadêmico, caracterizando assim o Setembro Amarelo.

Facebook2

Com o tema “Não ao suicídio, sim à vida! A vida é para ser vivida e não interrompida”, serão realizados a partir do dia 14 de setembro, às 14:00h no Auditório da Reitoria, debates, palestras, mesas redondas, entre diversos temas relacionados à Saúde Mental e prevenção ao Suicídio.

Contando com o apoio e participação do público presente, esperamos agregar troca de experiências, aprendizado, conhecimento diante de um tema de tamanha importância para nossa sociedade.
Durante os diversos locais de realização do evento na instituição, serão abordados temas relacionados à prevenção do suicídio. Dentro desse contexto, serão discutidas algumas questões para promoção da saúde mental na vida acadêmica, sendo elas:

● Como criar um ambiente saudável para o relacionamento entre professores e alunos da instituição?
● Quais são as melhores estratégias para se obter uma sustentabilidade efetiva entre produtividade acadêmica e atividades extra-curriculares, contribuindo assim para uma rotina saudável?
● Como manter um estilo de vida que desenvolva e integre os diferentes aspectos de um profissional, como rendimento escolar, relacionamentos interpessoais, envolvimento com a comunidade, e contributividade acadêmica?

Todos esses questionamentos serão trabalhados pelos palestrantes convidados durante todo o evento juntamente com a participação ativa dos alunos, por diferentes estratégias, que são:

● Palestras sobre a manutenção de um estilo de vida saudável por profissionais consagrados na área de saúde mental
● Debates com professores referência sobre aspectos da vida acadêmica e obstáculos atuais no mercado de trabalho
● Mesas redondas para discussão dos maiores questionamentos dos alunos com profissionais e professores.

Ao decorrer do mês, os participantes terão a oportunidade de relatar suas experiências anonimamente através de um formulário específico, onde tais desabafos seriam trabalhados pelos profissionais nas mesas redondas de cada evento. Portanto, o canal de comunicação entre profissional e participante é a estrutura dorsal deste evento.

Segue o cronograma do evento:

13/09 - Centro de Tecnologia às 14h no auditório do CT
14/09 - Abertura no auditório da reitoria
19/09 - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
20/09 - Centro de Ciências da Saúde (CCS)
22/09 - Centro de Informática (CI)
27/09 - Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
29/09 - Encerramento no auditório da Reitoria