www.brasil.gov.br
LogoCEAR150

CEAR

Centro de Energias Alternativas e Renováveis

Universidade Federal da Paraíba

Professores do DEER têm trabalho finalista em prêmio internacional

O Departamento de Engenharia de Energias Renováveis (DEER), através do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, será representado no prêmio da Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE). Um artigo científico dos professores do DEER, Monica Carvalho e Raphael Abrahão, concorre como finalista da edição anual do prêmio 2017, na categoria de operações sustentáveis, com o trabalho intitulado “Environmental and Economic Perspectives in the Analysis of Two Options for Hand Drying at an University Campus”.

De acordo com a profª. Monica Carvalho “O prêmio da AASHE tem o objetivo de reconhecer esforços direcionados à sustentabilidade, pesquisa e projetos de estudantes. Então, ele tem várias categorias, dentre elas: iniciativas da universidade, ações dos estudantes e a seção de trabalhos científicos publicados, onde artigos publicados naquele ano são nomeados pelos integrantes dessa associação”.

Foto: Reprodução

É a primeira vez que um trabalho do Centro de Energias Alternativas e Renováveis é nomeado a um prêmio promovido pela AASHE. “Nós recebemos a notícia e foi uma surpresa boa”, disse a profª. Monica. Para o prof. Raphael, também foi uma surpresa, porque “não houve nenhuma submissão de trabalhos, nós fomos nomeados. Membros da AASHE escolheram entre vários trabalhos que são publicados em revistas científicas”. 

Ainda de acordo com a profª. Monica, “nos nossos trabalhos, tentamos ter sempre em mente a missão do centro, o compromisso com soluções energeticamente mais eficientes. Buscar sempre ver as coisas por uma perspectiva de inserção de energia renovável”. O trabalho foi desenvolvido tendo em vista o prédio em construção do CEAR. 

Os professores ressaltam que o trabalho está inserido no grupo de pesquisa do CNPq “Meio Ambiente, Economia e Aproveitamento Energético”, que conta com a participação de vários pesquisadores, como professores e alunos do centro e de fora (inclusive internacionais). Apesar do trabalho escolhido ser de autoria dos professores, eles destacam que isso não quer dizer que este seja melhor do que outros, pelo contrário, todos os demais são importantes, não só para o centro, mas para a comunidade. 

De acordo com prof. Raphael, “Eu acho que o objetivo é disseminar o que está sendo feito aqui para o pessoal lá fora. Então foi uma surpresa, uma coisa diferente, ser nomeado para esse prêmio é ótimo. A temática do trabalho é parecida com os outros trabalhos que incluem alunos de graduação e pós-graduação aqui do centro”. Os professores têm desenvolvido diversos trabalhos voltados à eficiência energética, incluindo energia solar, eólica, e pesquisas relacionadas a mudanças climáticas, dentre outros.   

Por fim, os professores se mostram bastantes animados com a nomeação do trabalho, pois isso tende a valorizar ainda mais o CEAR. Além do mais, é um grande estímulo para os professores e alunos na busca por desenvolver novas propostas. "Essa nomeação, e ser finalista do prêmio, mostra que o nosso centro, dentro de sua missão e sempre almejando sustentabilidade e eficiência energética, está sendo reconhecido e tendo visibilidade internacional, o que é muito bom. A gente tem um Centro de Energias Alternativas e Renováveis no Nordeste que está fazendo esses esforços" finaliza a professora Monica. Os demais trabalhos selecionados pela Associação AASHE são de instituições da Europa e dos Estados Unidos.